Guarulhos atende quase mil pessoas com sintomas de dengue e vacina 8,5 mil no fim de semana

Segunda, 15 de Abril de 2024 - 17:00

No sábado (13) e domingo (14) quase mil pessoas com sintomas de dengue passaram pelas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estiveram em funcionamento das 7h às 17h pelo programa Atende Já Dengue. Além disso, essas UBS atualizaram 1.885 carteirinhas de vacinação, juntamente com outras quatro unidades abertas pelo programa Saúde Agora no sábado, quando todas as 69 UBS também abriram para o Dia D de Vacinação contra a Gripe, resultando na imunização de 5.569 pessoas nesse dia e mais 204 no domingo.

No fim de semana 859 pessoas entre dez e 14 anos também foram imunizadas contra a dengue, doença que já fez 29 vítimas fatais em Guarulhos. O número de vacinados na cidade é de 26.323 até o momento, no entanto o número de pessoas infectadas pelo Aedes aegypti alcançou 30.501 desde o início do ano. A estratégia da Prefeitura de Guarulhos para proporcionar um atendimento mais ágil para pacientes com sintomas de dengue foi abrir UBS aos sábados e domingos, além de montar estruturas adicionais em quatro serviços de urgência e emergência, que entrarão em funcionamento em breve.

A orientação da Secretaria da Saúde é que pessoas com sintomas leves de dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas procurem uma UBS. Somente em casos mais graves, com dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço é recomendado que os pacientes busquem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs), cujo endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

No próximo fim de semana o programa Atende já Dengue continuará com atendimentos nas UBS Parque Cecap, Jardim Paulista, Jardim Acácio, Jovaia, Nova Bonsucesso, Inocoop, Parque Alvorada e Dona Luiza (confira os endereços em bit.ly/ubsgru).

Balanço programa Saúde Agora

Com a abertura das UBS Vila Fátima, Morros, Jardim Presidente Dutra e Soimco pelo programa Saúde Agora no sábado foram realizadas 145 consultas médicas, 148 de enfermagem e 55 odontológicas, além de 108 exames de Papanicolau e 84 atendimentos nas farmácias. Nas quatro UBS também foram avaliadas 365 carteirinhas de vacinação e executados 88 testes rápidos, sendo para a detecção de HIV (23 testes), sífilis (23) e hepatites B (21) e C (21).

No próximo sábado (20), das 8h às 16h, estarão em funcionamento pelo programa Saúde Agora as UBS Jardim Munhoz, Continental, Santa Paula e Dona Luiza (confira os endereços em bit.ly/ubsgru).

 

Foto: Divulgação/PMG