Guarulhos celebra o Dia do Trabalhador com muitas atividades no Bosque Maia

Terça, 02 de Maio de 2023 - 18:07

Oferta de cursos de qualificação profissional, testes rápidos de saúde, atividades físicas e culturais e orientações sobre a coleta seletiva em Guarulhos foram alguns dos destaques da programação do Cidadania Ativa, evento que marcou o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Bosque Maia. Quem foi ao local em busca de sol e das habituais atrações esportivas, como as caminhadas e os passeios de bicicleta, pôde desfrutar também das facilidades que a ação intersetorial da Prefeitura ofereceu gratuitamente à população.

“Esta é a quinta edição do projeto, um evento que traz ao Bosque Maia nosso time de servidores prontos para esclarecer dúvidas, dar orientações e ajudar as pessoas nos mais variados serviços. Nesse dia em que o trabalhador merece descanso, nosso trabalho aqui se concentra em oferecer conforto a todos os cidadãos guarulhenses”, enfatizou o prefeito Guti, que junto ao vice-prefeito, Professor Jesus, prestigiou o evento.

No Dia do Trabalhador, a empreendedora Andressa Mayara de Araújo, de 32 anos, acordou cedo com o propósito de mudar de ramo de atuação. “Fiz minha inscrição no curso de corte e costura. Conheço muitos bolivianos no Jardim Acácio, onde eu moro, e como tenho esse espírito empreendedor quero aprender a costurar para poder ajudá-los”, explicou a jovem.

Muitos participantes também saíram do Bosque Maia levando uma das mil mudas de árvores nativas da região de Guarulhos oferecidas. "Eu sempre venho passear com o cachorro e hoje vou levar para casa também uma mudinha; minha esposa vai gostar", disse o aposentado Laudelino Borges, 68.

“É com grande alegria que realizamos esse evento, que reúne todas as secretarias e traz as famílias para o parque, garantindo o conforto do guarulhense, que além de aproveitar o feriado também pode usufruir dos serviços de seu interesse”, observou Professor Jesus.

E foi isso mesmo que aconteceu com a aposentada Berenice Lima da Silva, 57, que já tem o hábito de acordar cedo e aproveitar as atividades do parque. “Eu participo de um grupo que faz caminhadas e, tendo visto as tendas montadas, já conversei com o pessoal da reciclagem, fiz testes de saúde e agora vou me cadastrar em um curso: quero ser cuidadora de idosos e continuar trabalhando”, contou animada.

Na manhã da segunda-feira os servidores Antonieta Melo e Jefferson Carvalho Pimenta tinham uma missão muito importante: mostrar aos visitantes do Bosque Maia um pequeno recorte da oficina de artesanato e renda realizada com as turmas da Educação de Jovens e Adultos da EPG Dorcelina de Oliveira Folador, unidade escolar localizada na região do Pimentas.

“Mais do que trazer a definição da modalidade EJA aos visitantes, falar de seus 27 polos distribuídos por toda a cidade e apresentar o projeto dos alunos aos visitantes, nosso objetivo é fortalecer o vínculo com a população de Guarulhos e divulgar a oferta de vagas nas escolas da rede municipal, garantindo, dessa forma, que pessoas que não concluíram os estudos possam voltar a estudar, conseguir o diploma e pleitear melhores empregos”, explicou Antonieta sobre a verdadeira transformação que a educação pode causar na sociedade.

E para quem prestigiou o Dia do Trabalhador no Bosque Maia também não faltou diversão, com uma programação especialmente selecionada para celebrar a data com muita arte e cultura, com shows das bandas Gang Jam e Aurora Cadillac, do cantor Luigi Santo e o surpreendente tributo a Tim Maia com a banda Monallizza, que encerrou o evento com clássicos memoráveis.

Fotos: Divulgação/PMG