Guarulhos começa a aplicar a segunda dose de reforço da Bivalente em idosos nesta segunda-feira

Segunda, 11 de Dezembro de 2023 - 13:32

A partir desta segunda-feira (11) a Prefeitura de Guarulhos inicia a aplicação da segunda dose de reforço da vacina Pfizer Bivalente contra a covid-19 em idosos com 60 anos ou mais e em imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.

 

O atendimento será em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, com exceção da Cavadas, que está em reforma. A orientação é do governo paulista, que segue a recomendação do Comitê Científico da Covid do Estado de São Paulo.

 

A recomendação pela antecipação do segundo reforço com a Bivalente se deu diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da doença no Brasil: a JN.1 e a JN.3.

 

A JN.1, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3,2% dos casos no mundo na atualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a sublinhagem JN.3, também verificada recentemente no Ceará, vem sendo monitorada também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás nos últimos meses. Segundo a OMS, as subvariantes já foram encontradas em 47 países.

 

Serviço

 

Confira os endereços das UBS de Guarulhos em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

 

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG