Guarulhos conclui estudo de pré-viabilidade do VLT

Sexta, 28 de Abril de 2023 - 17:52

A Prefeitura de Guarulhos realizou reunião na manhã desta sexta-feira (28) no Paço Municipal com o banco de desenvolvimento alemão KfW e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para marcar a conclusão do estudo de pré-viabilidade do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O documento, que foi elaborado e custeado pelo KfW e o BNDES, é resultado de uma chamada de projetos de mobilidade urbana sustentável, realizada em 2021, e coloca o município em boa posição para a captação de novas oportunidades tendo em vista a implantação de projetos como o VLT.

Guarulhos foi o único município brasileiro não capital de Estado que conseguiu parceria para projetos de mobilidade urbana sustentável liderados pelo BNDES. Também foram contempladas com projetos próprios Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA), todas capitais.

A chamada foi realizada por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta foi a primeira iniciativa dessa cooperação com vistas ao fomento da mobilidade sustentável no Brasil.

Um dos diferenciais do projeto é a intermodalidade, tendo como foco a interligação da rede municipal de transportes com os modais ferroviário e metroviário metropolitanos (Linha 13 Jade e futura Linha 19 Celeste do Metrô), além do sistema de transporte urbano municipal, atendendo a demanda consolidada de transporte dos bairros para a região central.

Resiliência climática

Durante a reunião da manhã desta sexta-feira (28) o KfW também se mostrou interessado em discutir outros projetos com Guarulhos, como o de resiliência climática, que consiste em um conjunto de iniciativas e estratégias em resposta à mudança do clima. O município apresentou um plano concluído recentemente com o apoio do Governo do Estado.

Participaram do encontro desta sexta-feira o secretário de Transportes de Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto,  a diretora do KfW no Brasil, Saskia Berlingo, o gerente de Portfólio de Desenvolvimento Urbano do KfW, Luis Abalo, o consultor sênior em Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do KfW, Dirk Heinrichs, o coordenador de projetos sênior do KfW, Luciano Schweizer, o arquiteto de mobilidade urbana e logística do BNDES, Filipe de Oliveira Souza, e a representante no Brasil da consultoria DVDH, Françoise Méteyer-Zeldine.

Fotos: Ivanildo Porto/PMG