Guarulhos fecha 2022 com aumento expressivo no número de beneficiários de programas sociais

Quinta, 12 de Janeiro de 2023 - 14:52

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) divulgou nesta quinta-feira (12) um expressivo aumento nos beneficiários de programas sociais no ano de 2022 em Guarulhos. Os crescimentos mais notáveis foram no Auxílio Brasil, que fechou o ano com 113 mil inscritos, 50,7 mil a mais do que em dezembro de 2021, e na Tarifa Social de Energia Elétrica, que ganhou 16,5 mil novos beneficiários durante todo o ano, alcançando a marca de 59,8 mil pessoas que recebem o desconto na conta de luz na cidade.

Esses e outros benefícios são concedidos por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), banco de dados federal que reúne informações de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e por meio do qual a pessoa pode solicitar a adesão em diversos benefícios municipais, estaduais e federais.

“O aumento nos números reflete o nosso esforço em alcançar mais pessoas, tanto pelas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) como por meio das unidades móveis, que são a Van do CadÚnico e o CadMóvel, que percorrem os bairros atendendo a população”, explicou o titular da SDAS, Fábio Cavalcante. Ele lembra ainda que esse é um serviço essencial, pois a população precisa ser cada vez mais informada sobre os seus direitos e quais auxílios pode receber.

Auxílio Brasil

O programa substituiu o Bolsa Família em novembro de 2021 e é a maior iniciativa de transferência de renda do Brasil. Para participar é necessário que a família esteja cadastrada no CadÚnico e que todos os dados estejam atualizados nos últimos dois anos.

Tarifa Social

A cidade tem alcançado números expressivos nesse benefício por conta do novo formato de concessão, que agora é automática a partir das informações colhidas no CadÚnico, principalmente o código da instalação no sistema de cadastro.

A parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e a EDP São Paulo também tem se mostrado efetiva e parte importante para o alcance desses números, por meio da presença constante da van da EDP nos eventos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, como os mutirões do CadÚnico, o GRU Social e os equipamentos móveis de assistência social.

Confira os endereços dos equipamentos de assistência social em Guarulhos

Central do CadÚnico (mediante agendamento): avenida Bom Clima, 425, Jardim Bom Clima

Telefones: 2408-7020 / 2087-4270. WhatsApp: (11) 99508-5210

Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Confira os endereços em https://www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-soc…