Guarulhos inaugura oficialmente a nova sede da Subsecretaria de Políticas da Diversidade

Sexta, 31 de Março de 2023 - 18:04

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou oficialmente a nova sede da Subsecretaria de Políticas da Diversidade, localizada à avenida Maués, 170, Jardim Bom Clima. Um público de mais de cem pessoas prestigiou a cerimônia de entrega, que contou com a participação da subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques, do secretário de Direitos Humanos de Guarulhos, Abdo Mazloum, e de outras autoridades.

O novo espaço ocupa uma área de 300 metros quadrados, dividida em recepção, sala do Varal Solidário da Diversidade (para guardar doações de roupas, sapatos, produtos de higiene, entre outros itens para pessoas em vulnerabilidade), miniauditório com capacidade para 30 pessoas, salas de administração, de diretoria e de assessoria, banheiros, cozinha e sala para cursos de capacitação (projeto CapaciDiversidade).

A fachada da subsecretaria é toda colorida em alusão à bandeira LGBTQIAP+. Entre as pinturas que possui nas paredes internas destaca-se o Painel da Diversidade, elaborado por artistas e grafiteiros.

Saudando os presentes, Mazloum falou da importância do imóvel. "A nova sede da subsecretaria é uma conquista alcançada por esta gestão. Um espaço amplo para atender os usuários desta pasta de forma acolhedora, tendo em vista que muitos passam por várias dificuldades e com o auxílio de nossa secretaria adquirem uma perspectiva de vida melhor. Este processo todo se deve ao trabalho que vem sendo executado por meio de atendimentos, parcerias para capacitação dos atendidos por meio de cursos profissionalizantes, ou seja, uma preparação para o mercado de trabalho”, disse o secretário de Direitos Humanos.

“Esta casa é um marco para nossa cidade, pois o imóvel estava deteriorado após ficar emprestado para uma instituição. Recuperamos tudo sem despesa aos cofres públicos por meio de doações e o local ficou com outro olhar e todos sentem o amor que colocamos aqui”, disse a subsecretária.

Guarulhos é a primeira cidade brasileira a ter uma subsecretaria para tratar a questão LGBTQIAP+. “Isto é algo muito grande, pois somos a única subsecretaria voltada a esse segmento no país e isso se deve ao prefeito Guti por ter esse olhar, a sensibilidade de criar pastas dentro da Secretaria de Direitos Humanos. Esta nova sede tem uma estrutura digna e possibilita centralizar todo o atendimento a esse púbico de forma digna e organizada, auxiliando em tudo o que o LGBT estiver precisando: cursos, capacitação, encaminhamento para emprego, orientações jurídicas e o Varal Solidário”, disse Ana.

A solenidade contou ainda com as presenças do secretário de Justiça, Airton Trevisan, do coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual de São Paulo, Rafael Calumby, da delegada da Seccional de Guarulhos, Vanessa de Azevedo Chagas, dos subsecretários de Igualdade Racial, Andreia de Andrade, Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, e Acessibilidade e Inclusão, Rubens Paulo.

Também prestigiaram a inauguração a representante do Fórum LGBTQIAP Mogiano de Suzano, Lauro Massao; do Sincoverg, Leandra Brasil; a presidente da Comissão das Mulheres da OAB Guarulhos, Claudia Padoan; a presidente da Comissão da Diversidade da OAB Guarulhos, Cíntia Santis; representantes da Família Stronger, Douglas Morais e Luís Fernando Prado Uchoa; a gerente do CTA da Secretaria Municipal de Saúde, Letícia Neves; Lu Marinatti, da Associação Lu Minatti, a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Marcia Smerdel; a assistida pela pasta e apoiadora, Stella Magrynny, além de membros do Legislativo Municipal, da sociedade civil organizada e gestores municipais.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG