Guarulhos inicia o programa Zera Fila de consultas, exames e cirurgias eletivas

Terça, 06 de Dezembro de 2022 - 12:51

A Prefeitura de Guarulhos, a partir de recursos obtidos junto ao Governo do Estado (R$ 21 milhões), iniciou nesta terça-feira (6) o programa Zera Fila, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, Guarulhos tem hoje aproximadamente 380 mil procedimentos atrasados devido principalmente à demanda reprimida durante o período de pandemia.

O Zera Fila consiste numa força-tarefa com a repactuação do plano de trabalho do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Municipal Pimentas/Bonsucesso (HMPB), geridos pela Organização Social Santa Casa de São Bernardo do Campo (SCSB). A entidade vai otimizar a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos, consultas e exames, reduzindo o impacto das filas de espera.

Profissionais contratados pela organização farão o chamamento dos pacientes para realizarem os procedimentos em áreas próprias e anexas ao HMU e ao HMPB durante todo o mês de dezembro, utilizando espaços abertos em suas agendas e realizando procedimentos inclusive nas madrugadas e aos finais de semana.

O prefeito Guti considera o Zera Fila um marco para Guarulhos. “Temos a missão de acabar com a demanda reprimida da saúde e vamos conseguir com esse presente que o Governo do Estado nos deu a dois dias do aniversário da cidade”, comentou o chefe do Executivo, citando ainda a quintuplicação de procedimentos reprimidos durante a pandemia.

Demanda reprimida

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, Guarulhos tem 380.520 consultas, cirurgias e exames na fila. São 207.828 pacientes esperando consultas especializadas, 171.560 que aguardam exames e 1.132 solicitações de cirurgias eletivas.

Os números mais expressivos são na área de ultrassonografia simples. São 53.112 exames em espera para serem realizados. Na área de consultas, duas especialidades chamam a atenção: oftalmologia (28.982 pacientes em espera) e ortopedia (21.544). Mas neurologia também preocupa, com os 11.741 pacientes na fila.

Vans nos terminais

Os pacientes que se encontram na fila de espera serão convocados por um serviço de call center montado especialmente para esse fim, bem como pela própria regulação municipal. Os pacientes devem aguardar a ligação ou mensagem de texto e não se dirigir a nenhuma das instituições de saúde antes de serem convocados.

Haverá ainda outros benefícios, como transporte gratuito por vans, adesivadas para identificação, que estarão disponíveis em quatro terminais de transporte público: Pimentas, São João, Taboão e Vila Galvão. Os pacientes serão levados ao HMU e ao HMPB. Um serviço gratuito de telefonia (0800-0900500) estará à disposição dos usuários para esclarecer dúvidas.

Cemeg Pimentas e UBS

A Secretaria da Saúde de Guarulhos contratou os serviços para a terceirização do Cemeg Pimentas em todas as especialidades médicas e também das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não possuem médicos de família em razão da grande dificuldade que o município enfrenta na contratação de médicos, já que não obteve êxito na convocação por concurso público, bem como no processo seletivo emergencial.

Com essa contratação, a Secretaria da Saúde irá melhorar o atendimento à população que procura as UBS.

Fotos: Ivanildo Porto/PMG