Guarulhos promove encontro online para divulgar a Conferência Nacional de Educação

Terça, 03 de Outubro de 2023 - 16:51

Nesta quinta-feira (5), às 19h30, o Fórum Municipal de Educação de Guarulhos, com o apoio da Secretaria de Educação, realiza uma conferência livre online para a divulgação da Conferência Nacional de Educação (Conae) Extraordinária 2023. A ação, que precede a etapa intermunicipal, conta com palestra do professor Leandro Alves Oliveira, coordenador do Fórum Estadual de Educação, com o tema “A importância das Conaes na construção do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual de Educação e dos planos municipais”.

Para participar basta acessar o canal da Secretaria de Educação de Guarulhos no YouTube pelo link http://bit.ly/CONAE-2023.

A palestra será direcionada a representantes dos municípios do Alto Tietê que fazem parte do Condemat, dos segmentos educacionais público e privado (educação básica, ensino superior e ensino profissionalizante), dos conselheiros da educação, dos estudantes e de pais e/ou responsáveis.

A Conferência Nacional de Educação Extraordinária – Etapa Intermunicipal acontecerá em Guarulhos nos dias 20 e 21 de outubro com o objetivo discutir e propor alterações no documento referência da Conferência Nacional de Educação.

Os municípios que fazem parte do Condemat são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

Conae 2024

A Conferência Nacional Educação 2024 foi convocada em caráter extraordinário pela presidência da República por meio do decreto 11.697/2023. Ela tem como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O Ministério da Educação é o responsável pela promoção da Conferência Nacional, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências serão articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação.

A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo Fórum Nacional de Educação.

Arte: Divulgação/PMG