Guarulhos recebe a vacina contra a dengue e inicia a imunização nesta terça-feira

Segunda, 19 de Fevereiro de 2024 - 16:30

Nesta terça-feira (20) Guarulhos inicia a campanha de imunização contra a dengue em crianças de dez e 11 anos, conforme a diretriz do Programa Nacional de Imunizações, definido pelo Ministério da Saúde. As 34.270 doses do imunizante Qdenga, suficientes para imunizar 77% do público-alvo da cidade, chegaram ao município nesta segunda-feira (19) e estarão disponíveis em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Criança e do Adolescente. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Até o momento Guarulhos registra 3.128 casos de dengue confirmados e um óbito de uma mulher de 104 anos. A estratégia de vacinação contra a doença contempla todas as quatro regiões de saúde da cidade.

A Qdenga, da farmacêutica Takeda, é uma vacina tetravalente, que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Para receber o imunizante será imprescindível apresentar comprovante de residência, assegurando que a campanha alcance prioritariamente os moradores locais. A presença dos pais ou responsáveis legais garantirá não apenas o cumprimento dos protocolos, mas também um ambiente seguro e confiável para as crianças durante o processo de imunização.

Locais de vacinação

Na região Centro as unidades-polo são Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap, enquanto e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Na região Cantareira as UBS elencadas são Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

Os munícipes da região São João/Bonsucesso podem se dirigir às unidades Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Já na região Pimentas/Cumbica as doses estarão disponíveis na UBS Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

O horário da vacinação será das 8h às 16h, exceto nas UBS Cecap, Tranquilidade, Paulista e Flor da Montanha e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, que atenderão até as 18h.

A Secretaria da Saúde ressalta a importância da vacinação como importante medida na prevenção da dengue. “Ao receber a vacina, não apenas protegemos as crianças individualmente, mas contribuímos para a construção de uma barreira coletiva contra a propagação do vírus na cidade. Por isso, é fundamental que todos estejam conscientes da importância de tomar a vacina para fortalecer a saúde pública em Guarulhos, sem esquecer de manter os quintais limpos e, consequentemente, livres do mosquito da dengue”, ressaltou o prefeito Guti.

Serviço

Os endereços das UBS de Guarulhos pode ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG