Guarulhos reúne profissionais da saúde em palestra sobre prevenção de acidentes no trânsito

Terça, 01 de Agosto de 2023 - 18:13

A Escola de Mobilidade Urbana de Guarulhos iniciou nesta terça-feira (1º) um ciclo de palestras que mobiliza profissionais de saúde. Treze servidores da área foram apresentados ao conceito de “visão zero” de acidentes de trânsito por meio da prevenção e da mudança do comportamento de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.

 

Ministrada pela gestora da escola, Layla Fordelone, e pelo educador de trânsito Roberto Pardinho, a palestra tratou sobre os impactos dos acidentes de trânsito no atendimento de saúde, bem como a respeito da atuação dos profissionais das UBS junto a usuários na prevenção de atropelamentos, colisões e outros acidentes.

 

Foram apresentados os dados sobre Guarulhos para a embasar a discussão, que alertou sobre os principais fatores que levam à condução perigosa, como o uso de celular ao dirigir ou atravessar uma via, a ingestão de bebida alcoólica, não utilizar cinto de segurança e dispositivos de retenção infantil (cadeirinha ou bebê conforto), o uso incorreto do capacete e o desrespeito à velocidade estabelecida nas vias.

 

Os profissionais que participaram do encontro foram certificados e orientados sobre os materiais que a Prefeitura disponibiliza no Portal do Trânsito e que podem ser utilizados para a conscientização e também puderam se aprofundar no trabalho da Escola de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo o planejamento, a execução e o monitoramento de ações de educação para o trânsito no município.

Fotos: Divulgação/PMG