Guti apresenta o desenvolvimento inteligente de Guarulhos a empresários em Barcelona

Segunda, 06 de Novembro de 2023 - 17:49

O prefeito Guti se reuniu com empresários catalães nesta segunda-feira (6) no congresso mundial Smart Cities, em Barcelona, na Espanha, para apresentar soluções administrativas, tecnológicas e inovadoras que posicionam Guarulhos como uma cidade inteligente e vantajosa para o empreendedorismo.

A apresentação ressaltou a preparação da cidade para receber empresas de diversos ramos em sua logística privilegiada para intercâmbios, importações e exportações entre continentes. “Estamos entre algumas das principais rodovias federais e estaduais, próximos de portos e contamos com a presença do maior terminal de cargas aéreas do Brasil no aeroporto internacional”, destacou.

A fim de aquecer o mercado tecnológico local, recentemente o município recebeu a instalação de fibra óptica de alta qualidade em diversos pontos estratégicos para aumentar a qualidade e o alcance da transmissão de dados. A zeladoria e a segurança também estão contempladas no plano de modernização de Guarulhos, que deve conquistar até o final do ano um parque de iluminação pública completamente de LED – o território conta com cerca de 73 mil lâmpadas e já modernizou mais de 40 mil delas.

Dentro do tema de soluções inteligentes, o município sai à frente na qualidade de ensino e na capacitação da população em situação de vulnerabilidade social com oportunidades em milhares de cursos profissionalizantes, educativos e culturais gratuitamente todos os anos.

“Destaco o programa Faculdade Guarulhos, que oferece bolsas para pedagogia, enfermagem e psicologia em instituições privadas para centenas de pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos mensais. Elas estudam na cidade e poderão também destinar seus serviços à rede guarulhense”, concluiu o prefeito.

Smart Cities 2023

Nesta terça-feira (7) Guti integrará a programação com um painel sobre soluções inteligentes para o fornecimento de água, o tratamento de esgoto e a redução de desastres ocasionados por eventos climáticos, como enchentes.

A viagem, feita a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), não implica gastos aos cofres municipais. Até o retorno de Guti, o vice-prefeito Professor Jesus será o chefe do Executivo de forma interina.

Fotos: Divulgação/PMG