Idosos assistidos pelos CCIs consideram essencial acompanhamento a distância

Segunda, 15 de Junho de 2020 - 11:05

Os 973 idosos que estão sendo acompanhados a distância pelas duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Guarulhos – Santa Mena e Gopoúva – aprovam a iniciativa. Em razão do distanciamento social necessário por conta da pandemia de Covid-19, desde o dia 1º de abril 25 funcionários desses equipamentos da Prefeitura monitoram semanalmente os assistidos por telefone ou WhatsApp como forma de fortalecer vínculos e de promover atividades que os tranquilizem, gerem bem-estar e os estimulem a permanecer ativos.

Nos contatos a distância os idosos são orientados sobre a importância da realização de atividades diárias e são encaminhados por mídias sociais vídeos informativos sobre nutrição, autoestima, segurança, exercícios respiratórios, além de videoaulas de ginástica, estimulação cognitiva, dança e artesanato (pintura em tecido). Elaboração de cartazes, desenhos, colagens, fotos e vídeos estão também entre as práticas propostas.

Repercussões

Usuária do Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, Maria Madalena Souza, 68 anos, vive com o esposo e relata como tem passado o período de distanciamento social. “No começo da quarentena foi um pouco difícil. Com as ligações e palavras de otimismo orientando do pessoal do CCI, estou bem. Pediram-me para fazer um cartaz com frase me senti como na escola e na catequese, mas lembrei que não tinha cartolina nem lápis em casa. Usei o avesso de um calendário velho e colei as letras. Foi muito bom, me alegrei, passou o tempo e me diverti. Achei que a quarentena fosse mais difícil. Agradeço este trabalho do CCI que nos da força e nos ajuda muito, muito mesmo. Me sinto mais leve, mais segura e mais tranquila”, afirma Maria Madalena.

Frequentadora da unidade Gopoúva e completando 72 anos este ano, Maria Lopes frequenta aulas de artesanato. Para ela, as ligações telefônicas aproximam. “É maravilhoso este contado com o CCI. Tenho me sentido bastante desenvolvida e dá para sentir que estamos juntas. Admiro a preocupação com todas nós. Esta separação vai passar. Deus é poderoso”, diz Maria, que prossegue executando peças de crochê.

A satisfação dos idosos ao receber a chamada telefônica é descrita pela funcionária Valdice Calisto, nutricionista do CCI Gopoúva. “Em meio a todo o caos muitos idosos estão isolados, sozinhos e distantes dos entes queridos. Nós do CCIs tentamos levar um pouco de conforto através de ligações. Posso dizer que a resposta é muito positiva. Conversei com muitos e eles não têm palavras para agradecer quando nos identificamos e informamos o motivo da ligação. Alguns choram, outros oram e até cantam. A sensação é saber que, apesar de parecer pouco, fazemos a diferença na vida de alguém”, diz Valdice.

Suporte

Para a realização do acompanhamento a distância foram necessárias reuniões de planejamento e capacitação dos funcionários, conforme a psicóloga do CCI Santa Mena, Margarete Mota. “Com a suspensão das atividades do CCI, desde março nós tivemos de imediato a preocupação de pensar ações que pudessem fazer o acolhimento necessário para o nosso público, tendo em vista que a finalidade do Centro de Convivência do Idoso é o fortalecimento de vínculos, evitando o isolamento social. Para isso, fizemos um trabalho de planejamento e de capacitação com todos os funcionários dos CCIs para que pudéssemos manter um acompanhamento e acolhimento telefônico dos assistidos pelos dois equipamentos”, conta Margarete.

O objetivo, segundo a psicóloga, é que os assistidos se sintam amparados e cuidados. “Elaboramos um protocolo de atendimento, uma ficha para sabermos quem são suas redes de apoio, como se organizam nas atividades diárias, quais suas medicações, além de oferecermos orientações nutricionais e de saúde (máscaras, álcool em gel, sono regular, tomar sol, entre outras). O intuito do acompanhamento a distância é que nossos idosos se sintam acolhidos”, explica a psicóloga.

Todos os acompanhamentos são discutidos em reuniões semanais técnicas e com os funcionários, nas quais o trabalho é compartilhado e são propostas ações para desenvolverem com os idosos. Se percebido que o assistido está angustiado, muito triste ou ansioso e, havendo necessidade de acolhimento psicológico, é realizado o atendimento remoto pelo telefone ou videoconsulta pelas psicólogas.

Imagens: Divulgação/PMG