Idosos do projeto Academia na Praça 60+ participam de palestra sobre trânsito

Terça, 20 de Setembro de 2022 - 17:09

Uma turma de 40 idosos usuários do polo Academia na Praça 60+ no CIC Pimentas participou nesta terça-feira (20) de uma palestra sobre trânsito na Viação Campo dos Ouros, no Jardim Bela Vista. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos em parceria com a empresa de ônibus ocorreu em alusão à Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro) e abordou dicas para embarque e desembarque, caminhada na calçada, assento preferencial, faixa de pedestre, entre outros assuntos.

“Os idosos são um grupo vulnerável no ambiente urbano do trânsito em razão da mobilidade reduzida, da redução de reflexos, de doenças e devido ao uso de medicamentos. Dos atropelamentos registrados no país, 36% envolvem a pessoa idosa, que está entre a maioria das vítimas fatais”, explicou a chefe da Divisão da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, a psicóloga Maria Iracilde Santana Oliveira.

De acordo com Iracilde, a pasta promove esse trabalho de conscientização com as pessoas acima de 60 anos e com os motoristas, sendo que aproximadamente 1.800 condutores de transporte público participaram de formação sobre o assunto em 2020.

Já o gerente-geral da empresa, Pedro Brito Rezende, deu boas-vindas ao grupo. “Estamos abertos para receber todos aqui. É uma oportunidade de conhecermos as pessoas e também apresentar o trabalho que realizamos para colocar os ônibus na rua. Se todos fizerem a sua parte teremos mais segurança e respeito no trânsito. Todo o trabalho aqui é ostensivo e intensivo para atender bem o usuário. Empregamos treinamentos, orientações e tecnologia para isso”, disse Rezende.

A importância da parceria com a administração municipal foi destacada pela supervisora administrativa da Campo dos Ouros, Apoliana Souza. “A parceria visa à melhoria na qualidade do serviço que prestamos. Hoje esta atividade é voltada à população, mas também promovemos projetos internos para aprimorar a receptividade e a integração entre o condutor e o usuário”, disse Apoliana.

A aposentada de 66 anos Maria Helena Santana Lima Nicolau aprovou a atividade. “Achei a palestra maravilhosa. Aprendemos bastante coisa sobre o trânsito e como podemos ajudar os outros que têm mais dificuldade de caminhar e atravessar a rua”, contou a moradora do Pimentas, que faz ginástica no polo três vezes por semana.

Ao término do evento, que foi coordenado pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, o grupo participou de uma dinâmica com dança e música.

Imagens: Marcio Lino/PMG