Oficina apresenta resultados preliminares da análise de vulnerabilidades à mudança no clima

Terça, 20 de Fevereiro de 2024 - 15:50

Nesta terça-feira (20) a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos promoveu na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos, no Parque Renato Maia, uma oficina participativa de apresentação dos resultados preliminares da análise de vulnerabilidades à mudança do clima.

 

A reunião tratou do processo de validação das ameaças, que serão modeladas, e os indicadores que irão compor a análise de risco, além de permitir a discussão dos principais indicadores de vulnerabilidade e exposição às mudanças climáticas a serem usados na continuidade do estudo. Posteriormente será possível avaliar medidas de adaptação para reduzir os riscos climáticos na cidade, etapa que permitirá que Guarulhos alcance e desenvolva uma estratégia de adaptação efetiva de acordo com a realidade local.

 

Esta etapa do projeto objetiva analisar a vulnerabilidade da cidade à mudança climática causada, sobretudo, pelo aumento nas emissões de gases de efeito estufa. Ao final será possível elaborar um plano de ação climática, orientando adaptações e mitigações, identificar, detalhar e mapear os principais riscos climáticos na cidade para que seja possível priorizar medidas concretas de adaptação em diferentes setores econômicos.

 

Fotos: Divulgação/PMG