Oficina de Danças Circulares no Parque Júlio Fracalanza celebra o carnaval

Quinta, 23 de Fevereiro de 2023 - 18:00

Nesta quinta-feira (23) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu mais uma edição da tradicional Oficina de Danças Circulares no Parque Júlio Fracalanza. Para celebrar o carnaval, foram realizadas releituras de marchinhas e de músicas clássicas relacionadas à data. A ação fez ainda um alerta para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

 

A oficina, coordenada por Denise Antunes, focalizadora e gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), visa a elevar a qualidade de vida dos cidadãos ao oferecer espaços de promoção da saúde, valorizar particularidades e abranger públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias. Nesta edição Denise encorajou ainda a leveza e a alegria perante o enfrentamento de doenças crônicas.

 

As danças circulares

 

Durante a atividade os participantes são instruídos a dançarem juntos, em círculos, internalizando os movimentos, liberando a mente, o corpo e as emoções. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

 

“O principal enfoque na dança circular não é a técnica em si, mas o sentimento de união do grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros”, explicou Denise Antunes.

 

Fotos: Divulgação/PMG