Outubro Rosa tem palestras, oficinas, campanha de Papanicolau e carreta de mamografia

Quinta, 05 de Outubro de 2023 - 18:48

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama, a Secretaria da Saúde de Guarulhos intensificará as atividades sobre a saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics). A programação, que contará com palestras e oficinas relativas ao tema, também ampliará a realização de mamografias com a chegada da carreta no dia 18 e da coleta de Papanicolau com um mutirão a ser realizado no dia 21.

Nesta sexta-feira (6), às 10h, a artista e servidora da Secretaria da Saúde Megumi Sasada Toguchi, que encontrou no origami a forma de se expressar após o diagnóstico de câncer de mama, oferecerá uma oficina sobre a arte no Cempics. Para participar basta preencher o formulário disponível em bit.ly/OficinadeOrigamiGru. Sua exposição Dobras Circulares: a Vida é Feita de Ciclos e Círculos está instalada na fachada do Cempics.

No dia 17, às 9h, haverá a oficina Customização de Camisetas em Crochê para celebrar o Outubro Rosa. A atividade será ministrada pela artesã criativa no universo de entrelaçar fios Cássia Souza, no Cempics. Para esta oficina é necessário levar uma camiseta branca ou rosa para ser customizada e agulha de crochê de 2,5 mm ou 3 mm. A inscrição deve ser feita em bit.ly/OficinaCustomizaçãoDeCamisetas.

Já no dia 18, em parceria com a Shein, Guarulhos receberá a carreta de mamografia, que ficará instalada na Rodoviária de Guarulhos, localizada no Parque Cecap, até o dia 21 de outubro, das 10h às 18h. Não haverá atendimento de demanda espontânea, ou seja, serão atendidas somente pacientes agendadas e comunicadas via regulação municipal.

Na mesma data a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Lígia Ortolani dos Santos, ministrará a palestra Outubro Rosa: O Papel da Alimentação na Prevenção do Câncer de Mama e Consequências do Sobrepeso e da Obesidade no Desenvolvimento de Doenças Crônicas no CME Adamastor. Para se inscrever basta preencher o formulário em bit.ly/PalestraOutubroRosaGru.

No dia 19 será o Dia D do Outubro Rosa em todas as UBS, que intensificarão as atividades para incentivar o rastreamento precoce do câncer de mama e prevenir as demais doenças que acometem as mulheres, como o câncer de colo de útero e as infecções sexualmente transmissíveis, entre outras. Os serviços de saúde disponibilizarão informações em cartazes, exibirão vídeos educativos, promoverão rodas de conversa, caminhadas e orientações por meio de palestras realizadas nas salas de espera. As usuárias devem procurar a UBS mais próxima para ter acesso à programação.

A campanha de Papanicolau será realizada no dia 21, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A coleta será realizada de maneira mista, ou seja, por meio de vagas para as munícipes que fizeram agendamento prévio ou por demanda espontânea, a depender da quantidade de vagas disponíveis de acordo com o total de enfermeiros ou médicos presentes nas unidades. Caso não seja possível realizar a coleta nessa data, a paciente sairá da unidade com o exame agendado.

O Papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e, deste modo, ter o diagnóstico do câncer de colo do útero em tempo oportuno, antes que a mulher tenha sintomas. A realização periódica do exame permite que o tratamento comece na fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade pela doença, que representa hoje o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil. O exame poderá ser realizado por todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual, independente de idade e mesmo sem pedido médico.

De volta ao Cempics, no dia 26, às 8h, interessadas poderão participar de uma aula de dança com o professor Carlos Alberto Machado, com o projeto Dois pra Lá, Dois pra Cá. Em seguida ocorrerá a Oficina de Danças Circulares, prática integrativa e complementar capaz de auxiliar as pessoas no processo de cura de doenças como o câncer de mama, como foi o caso da psicóloga e professora Denise Lima Queiroz, de 54 anos, frequentadora assídua das danças circulares na cidade. Seu depoimento está registrado no vídeo Saúde com Você, disponível no canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Imagem: Divulgação/PMG