Pagamento à vista do IPTU congelado garante 10% de desconto em Guarulhos

Quinta, 12 de Janeiro de 2023 - 10:22

Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023 começam a ser entregues nesta semana em Guarulhos com vencimento da primeira parcela e da cota única entre os dias 23 e 27 de janeiro. Para os que optarem por quitar o tributo à vista a Prefeitura garante um desconto de 10% sobre o valor total.

O IPTU está congelado em Guarulhos desde 2017, ano em que a atual administração assumiu, para os que pagam o imposto em dia e não aumentaram a área construída de suas residências. A iniciativa já garantiu ao guarulhense, nos últimos seis anos, uma economia equivalente a um IPTU inteiro, não importa o valor pago, caso a Prefeitura tivesse optado por reajustar o tributo de acordo com a inflação oficial do país. O congelamento permanecerá em 2024.

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composta por 39 municípios, Guarulhos é a cidade que está há mais tempo sem reajustar o IPTU. Cajamar não aumenta esse imposto há quatro anos e Jandira, há dois. Há casos na RMSP de reajustes superiores a 8%, um valor bem acima da inflação oficial do Brasil em 2022, que fechou em 5,79%. A Capital, por exemplo, reajustou o IPTU em 5,5%, contra 7,17% em São Caetano do Sul e 5,4% em Osasco.

O IPTU 2023 também pode ser verificado e pago pela internet, no link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/apex/guarulho/f?p=628:9, ícone “2ª Via de Tributos”. Basta inserir o número da inscrição imobiliária e consultar.

Imagem: Divulgação/PMG