Palestras sobre câncer marcam encerramento do projeto Guerreiras na Biblioteca Monteiro Lobato

Terça, 05 de Março de 2024 - 14:54

O Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves, no complexo da Biblioteca Monteiro Lobato, receberá nesta quinta-feira (7) uma série de palestras sobre diversos tipos de câncer. O evento acontece gratuitamente das 9h às 12h e marca o encerramento da exposição Projeto Guerreiras, que conta a história de mulheres com câncer de mama.

 

A primeira palestra será com a ginecologista Cristina Saraceni, que abordará prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero. Às 10h o dermatologista André Pessanha falará também sobre prevenção e diagnóstico, mas do câncer de pele. Em seguida, os tratamentos e cuidados disponíveis contra variados tipos de câncer serão tema da palestra das 10h30 com a enfermeira oncologista Marieta Silveira.

 

Às 11h os aspectos psicológicos do câncer de mama serão abordados pela psicóloga Valéria Rocha Macedo e, finalizando o ciclo, às 11h30, acontecerá uma roda de conversa com guerreiras, mulheres que venceram ou estão em tratamento contra o câncer.

 

Humanização

 

Projeto Guerreiras é uma iniciativa do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, que busca humanizar o enfrentamento ao câncer, bem como chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

 

A ideia resultou em uma exposição fotográfica que leva o mesmo nome e que objetiva mostrar para o paciente com câncer que o diagnóstico da doença não é o fim, mas sim o começo da luta e da autotransformação em sua versão guerreira para vencer todas as adversidades do tratamento.

 

Na exposição, onze mulheres que estão em tratamento serão as modelos oficiais do projeto 2024. Elas participaram de uma sessão especial de fotos e vivência produzidas com roupas típicas de guerreiras e fotografadas em um ambiente com arquitetura medieval para contextualizar a produção.

 

Serviço

 

O Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

 

Imagem: Divulgação/PMG