Peça inspirada na obra Cem Anos de Solidão terá apresentações gratuitas no fim de semana

Segunda, 04 de Março de 2024 - 12:02

No próximo sábado (9) e domingo (10), às 19h, o Grupo Glacê apresenta A História de um Lugar, peça teatral inspirada livremente na cidade fictícia de Macondo, da obra seminal Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez. Os espetáculos gratuitos acontecem no Ateliê Coletivo 308, instalado na rua Paschoalina Migliorini, 121, Ponte Grande. É necessário solicitar o ingresso pelo Instagram do grupo (www.instagram.com/glaceteatro).

A peça, escrita e dirigida por Rodrigo Pignatari e protagonizada por Juliana Seabra, leva o público a uma jornada de um grupo de teatro que, após quatro anos de andanças, encontrou sua “Macondo”, contando sua história desde que era uma aldeia até se tornar uma cidade, explorando desafios como disputas de poder, guerra, genocídio e contradições modernas.

Cem Anos de Solidão recebeu o prêmio Nobel da Literatura em 1982 e discute temas como colonização, luta por independência e a busca por identidade cultural. A adaptação teatral procura, ao longo de seus 50 minutos de duração, estimular o debate sobre a história sociocultural hegemônica, questionando a interação mediada pelo capital e seu impacto nas organizações sociais.

Antes de cada apresentação acontecerão oficinas gratuitas para o público. No sábado, às 16h, o diretor Rodrigo Pignatari será o responsável pela Oficina de Modelagem em Argila - Criação de Lugares. Já no domingo, também às 16h, será a vez da oficina de audiovisual O Vídeo como Personagem na Cena, ministrada pelo cineasta André Okuma, responsável pelo audiovisual da peça.

Cada uma das oficinas tem 20 vagas disponíveis e os interessados podem garantir sua participação também por meio do Instagram do grupo.

A peça e as oficinas são parte de projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro e à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, realizadas com recursos municipais.

Arte: Divulgação/PMG