Peça teatral marca encerramento do Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas

Terça, 06 de Junho de 2023 - 15:47

O espetáculo teatral “Fim que vira começo que vira fim”, produzido pela RN Produções Artísticas, em parceria com a OnG Espaço Urbano e patrocinado pela empresa Tetra Pak, deu início à programação do segundo e último dia do Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas, nesta terça-feira (6), no Centro de Educação Municipal Adamastor, no Macedo. De forma lúdica, a dupla em cena apresentou ao público a importância do compromisso de cada pessoa com a reciclagem e a destinação correta de materiais utilizados diariamente, como embalagens longa vida, plástico, metal, vidro, papel, entre outros.

O tema da peça foi a deixa para as apresentações dos jovens estudantes de instituições de ensino certificadas com o selo “Rumo ao Lixo Zero”. Os primeiros a falar foram os alunos do convidado especial, colégio particular paulistano Agostiniano Mendel, que abordaram o projeto de reciclagem de equipamentos eletrônicos desenvolvido na escola. Na sequência os alunos das estaduais Celso Piva e Odete Fernandes Pinto Silva, e da Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado também apresentaram os projetos relacionados à reciclagem e à compostagem desenvolvidos dentro e fora das salas de aula.

Quem passou pelo local também pôde levar para casa adubo orgânico, vasos para plantas feitos a partir da reciclagem de cápsulas de café e também mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como pitanga, uvaia, urucum, manacá da serra e ipê, além de conhecer o trabalho de reciclagem e sustentabilidade realizado pelas empresas Três Corações, Guarulhos Sucata, Múltiplus Recicladora de Gesso, UTEP do Brasil, Dibpel, Damapel Indústria Comércio e Distribuição de Papéis Ltda, ADN Bio, Recitotal, Pragma - Soluções práticas, resultados sustentáveis, Ancat e ainda pelas cooperativas de materiais recicláveis de Guarulhos.

Realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, o Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas objetiva dar visibilidade às ações de educação ambiental formais e de livres iniciativas, reúso, reciclagem, compostagem, agricultura urbana, bem como às atuais tendências de consumo e de mercado relacionadas ao conceito Lixo Zero.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira - PMG