Plantios, oficinas e trilhas marcam a Semana do Meio Ambiente em Guarulhos

Sexta, 10 de Junho de 2022 - 17:50

Durante a semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a Prefeitura de Guarulhos realizou intensa agenda de ações voltada ao tema. A programação começou no sábado (4) com o plantio de 15 mudas de árvores frutíferas, como gabiroba, cereja-do-rio-grande, cabeludinha, goiaba, araçá e pitanga na praça do Futebol, no Parque Cecap. A atividade contou com a participação de um grupo de crianças moradoras do Condomínio Rio Grande do Sul.

No domingo (5) foram realizadas a feira de adoção de cães e gatos no CEU do Parque Continental e a Trilha de Práticas Sustentáveis, no Bosque Maia, com o Clube de Aventureiros da Igreja Adventista. A turminha formada por 40 crianças com idade entre cinco e nove anos plantou três mudas de cabeludinha e conheceu as estações de captação de energia solar e de água da chuva do parque.

O Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, recebeu na terça-feira (7) alunos do EducaCEU, programa da Secretaria de Educação que oferece atividades complementares em diversas áreas. Durante a visita os pequenos plantaram oito mudas de dedaleiros, ipês-brancos e araçás perto da área do parquinho do zoo para que possam acompanhar o crescimento das árvores.

O Orquidário Municipal, no Parque Renato Maia, também participou da programação com o curso básico de cultivo de orquídeas realizado na quarta-feira (8). Já na quinta-feira (9) a área do trevo do Bonsucesso recebeu o plantio de 120 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, dentre elas pau-brasil, sibipiruna, pau-formiga e ingá. A ação de voluntariado teve a participação de cem jovens do Programa Formare, da empresa Cummins do Brasil.

Ainda na quinta-feira a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Pasta de Serviços Públicos, promoveu no zoológico uma edição da oficina de compostagem, que ensina a transformar de sobras de alimentos em adubo orgânico. A atividade contou com a participação de 30 pessoas.

A agenda especial do mês do Meio Ambiente prossegue até o próximo dia 26. Para participar das atividades no Bosque Maia, no Viveiro Educador e no Orquidário Municipal é necessário fazer inscrição por telefone (2475-9843 ou 2482-1667). Já para as que acontecem no zoológico as inscrições devem ser feitas pelo email eambiental.zooguarulhos@gmail.com.

Mês do Meio Ambiente

Sábado, dia 11

9h - Revitalização da nascente, limpeza e plantio de árvores - Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº)

9h – Mini oficina de tratamento de água – Zoológico de Guarulhos (rua Dona Glória Pagnoncelli, 344)