Povo indígena Wassú promove encontro em Guarulhos nos dias 22 e 23

Quinta, 13 de Abril de 2023 - 16:14

Neste ano o povo indígena Wassú celebra 54 anos de sua migração de Alagoas para o Estado paulista e, para celebrar o aniversário, promove o 2º Encontro dos Wassús em São Paulo nos dias 22 e 23, das 10h às 16h30, no Espaço Cultural Multiétnico Filhos Desta Terra (avenida Benjamin Harris Hunicutt, 4.112, Portal dos Gramados), no Cabuçu. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Há estacionamento amplo e gratuito no local.

 

A programação inclui a dança toré, rodas de conversa, cerimônia inter-religiosa, além de atividades culturais como trilha, pintura corporal, exposição e venda de artesanato, contação de histórias e brincadeiras.

 

O objetivo da ação é fortalecer a etnia Wassú no Estado de São Paulo, cuja população é de aproximadamente 300 pessoas vivendo em 18 municípios da Região Metropolitana. A ideia é aproximá-los e motivá-los a praticar sua cultura e possibilitar aos não indígenas participar e conhecer a cultura Wassú.

 

Wassús em Guarulhos

 

A população atual dessa etnia em Guarulhos é de cerca de cem pessoas. Elas vivem há quase 30 anos distribuídas em diversos bairros, sendo que algumas famílias moram no Espaço Cultural Multiétnico, com seus rituais e costumes.

 

A partir de 2007 o grupo se reorganizou culturalmente no município e desde então mantém atividades culturais e vivências em escolas e na aldeia como forma de manter o grupo fortalecido política e culturalmente.

 

A etnia Wassú se deslocou do Nordeste para terras paulistas em razão de intensos e sangrentos conflitos com fazendeiros por disputas de terra em sua aldeia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 96503-1102 (Alan Wassú) e (11) 99804-9327 (Daniela).

 

Arte: Comunicação/PMG