Prefeitura autua e fecha 17 estabelecimentos por descumprirem decreto municipal

Quinta, 09 de Abril de 2020 - 12:22

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, com a ajuda da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), realizam uma operação conjunta e constante no sentido de fiscalizar, autuar e fechar estabelecimentos comerciais que estejam descumprindo o decreto municipal que suspendeu as atividades do comércio não essencial como forma de evitar aglomerações e o contágio pelo coronavírus. Nesta quarta-feira (8) os agentes apuraram 43 denúncias realizadas contra estabelecimentos comerciais na cidade. Destes, 22 foram encontrados fechados seguindo determinação da Prefeitura, outros quatro estavam abertos por exercerem atividades permitidas e 17 foram autuados e tiveram suas atividades suspensas pelo descumprimento ao decreto 36.726/2020.

Os estabelecimentos autuados e fechados nessa quarta-feira foram uma academia de ginástica e um fast food de hambúrguer na avenida Dr. Timóteo Penteado e uma tabacaria na rua Vicente Melro, na região do Jardim Vila Galvão. Os agentes autuaram e fecharam também uma adega na avenida José Brumatti (Jardim Santo Expedito), uma tabacaria na rua Serra Negra (Jardim Maria Aparecida), além de uma barbearia e um salão de cabeleireiro, ambos na rua Jacob, no Jardim Tranquilidade.

As equipes percorreram ainda as avenidas Santos Dumont, Brejinho e Venturosa, no Jardim Cumbica, as avenidas Jurema e José Miguel Ackel, no Pimentas, e a rua Santana do Mundaú, no Jardim Nova Bonsucesso, além de ruas do Jardim São João, Vila Carmela e Jardim Ponte Alta, onde comércios foram alvo de denúncias. Entretanto, os estabelecimentos estavam com suas atividades suspensas de acordo com o decreto.

Patrulhamento preventivo

A GCM tem agido em conjunto com a SDU, PM e STMU no sentido de garantir os trabalhos dos fiscais na autuação e fechamento dos estabelecimentos. Paralelamente a essa ação, a GCM está com seu efetivo nas ruas fazendo patrulhamento preventivo e prestando orientações à população em pontos fixos e móveis, bem como percorrendo a cidade com viaturas equipadas com mensagens sonoras de modo a reforçar recomendações sobre a manutenção do isolamento como forma de enfrentamento ao coronavírus.

A GCM tem intensificado o patrulhamento em parques, praças e quadras, que costumam ter aglomerações de pessoas, por meio de rondas constantes em diferentes locais da cidade. Nesta quarta-feira (8) os agentes estiveram na praça do Centro Integrado de Atividades Desportivas (Ciad) da Vila Carioca e em uma praça e quadra no Jardim Nova Ipanema.

A Prefeitura de Guarulhos pede a colaboração da população para que continue denunciando estabelecimentos que estejam abertos, ou seja, descumprindo a determinação sobre a suspensão das atividades. O munícipe pode denunciar pelo 153 da GCM ou pelos telefones 2453-6700 / 6701 / 6705 da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Quanto a aglomerações, a GCM mantém a Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia, pelos números 153 e 2475-9444.

Fotos: Nicollas Ornelas/PMG