Prefeitura avança na implementação da consulta farmacêutica na cidade

Terça, 27 de Fevereiro de 2024 - 15:34

A Prefeitura de Guarulhos deu início à segunda fase do programa de capacitação voltado para o cuidado farmacêutico na cidade na última quinta-feira (22). Cerca de 60 pessoas, entre farmacêuticos e gerentes das 25 unidades estabelecidas, participaram do encontro realizado na Faculdade de Guarulhos.

Diversas capacitações têm sido realizadas desde 2017, sendo que a anterior havia sido promovida nos dias 15 e 16 de fevereiro em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em busca da formação clínica dos farmacêuticos. O intuito dessa segunda fase foi apresentar os principais objetivos da consulta farmacêutica e abordar os desafios relacionados à farmacoterapia. Além disso, houve um treinamento do sistema para registro dos atendimentos e faturamento e o estabelecimento de metas e indicadores.

Essa etapa contou com o apoio de dois apoiadores do curso ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o CRF-SP. De agora em diante, uma equipe técnica, composta por 11 farmacêuticas da Coordenação da Assistência Farmacêutica e membros da Comissão Racional de Medicamentos, atuará como facilitadora no processo de implantação e implementação da consulta farmacêutica nas unidades.

Serviços por região de saúde

Região Centro: UBS Munhoz, Paraventi, São Ricardo, São Rafael e o Centro de Testagem e Aconselhamento.

Região Cantareira: UBS Belvedere, Primavera, Novo Recreio, Taboão, Jovaia, Cabuçu e Recreio São Jorge.

Região São João/Bonsucesso: UBS Bananal, Lavras, Fortaleza, Allan Kardec, Santa Paula e Caps Arco-Íris.

Região Cumbica/Pimentas: UBS Normandia, Piratininga, Dona Luiza, CAPS Amigo Jovem e SAE Carlos Cruz.

Sobre o cuidado farmacêutico

O cuidado farmacêutico é um modelo de prática do Ministério da Saúde que orienta a oferta de diversos serviços farmacêuticos ao paciente, sua família e comunidade. Isso ocorre por meio da ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde, centrada no usuário, para a promoção, a proteção, a recuperação da saúde e a prevenção de agravos, bem como para a solução de questões relacionadas à farmacoterapia e a promoção do uso racional de medicamentos prescritos ou não.

Imagem: Divulgação/PMG