Prefeitura de Guarulhos inicia a obra de restauro do casarão da rua Sete de Setembro

Terça, 12 de Dezembro de 2023 - 11:48

Neste domingo (10) o prefeito Guti visitou o casarão da rua Sete de Setembro, no Centro, e anunciou o início das intervenções de restauração para esta semana. Por meio da Secretaria de Educação, o casarão teve sua obra licitada e terá sua história preservada, sendo um espaço moderno e tecnológico com muita interatividade, espaço para a formação de professores, visita de alunos e munícipes, pesquisa, acervo da cidade e muito mais. O restauro demandará um investimento de cerca de R$ 7 milhões.

“É com muita alegria que anunciamos mais essa conquista para a cidade de Guarulhos. Após anos de abandono, essa empreitada só será possível devido à economia realizada pela nossa gestão, que agora revitalizará esse patrimônio histórico de nossa cidade. No próximo aniversário de Guarulhos entregaremos essa obra, que será marcante para a cidade”, comemorou Guti.

O terreno onde se encontra o casarão foi concedido em 1913 pelo então prefeito Gabriel José Antônio a José Maurício de Oliveira Sobrinho, que também foi prefeito da cidade entre os anos de 1919-1930 e 1940-1945. Sobrinho mandou construir o casarão como sua residência, que teria ficado pronta no ano de 1925, de acordo com o projeto.

Patrimônio tombado em dezembro de 2000, o casarão da rua Sete de Setembro teve uma reforma licitada em 2013 pela antiga gestão, mas nada aconteceu. O imóvel já foi sede da 1ª Vara do Fórum de Guarulhos, em fevereiro de 1956, e também abrigou no período entre 1973 e 2001 a Secretaria de Obras, a Junta de Alistamento Militar e o Museu Municipal.

No início da década de 2010 o casarão passou por conturbado processo de desapropriação, tornando-se próprio municipal em 2012. Desde então permanece sem utilização, tendo sofrido com incêndios, invasões, vandalismo e deterioração natural pela passagem do tempo.

Durante a visita o secretário de Educação, Alex Viterale, ressaltou que após longos esforços promovidos pela Prefeitura de Guarulhos e por determinação do prefeito Guti, que pediu prioridade na obra, o casarão terá condições para voltar a abrir suas portas. “É importante dizer que durante todo o processo de restauro abriremos o espaço para visitação guiada, monitorada por um profissional técnico da área, destinada aos alunos da rede municipal para eles entenderem a importância do restauro até a conclusão da obra”, explicou.

Fotos: Divulgação/PMG