Prefeitura encerra entrega de máscaras para passageiros nos terminais de ônibus

Sexta, 08 de Maio de 2020 - 13:02

A Prefeitura de Guarulhos distribuiu seis mil máscaras para os passageiros que chegavam sem o equipamento em todos os seis terminais de ônibus existentes da cidade. A ideia inicial era parar com esse processo na segunda-feira (4), mas após estudos decidiu-se pela continuidade do trabalho de entrega do equipamento até esta quarta-feira (6). Agora a distribuição não ocorre mais, até pela colaboração que está havendo por parte da população. Além disso, os agentes do Departamento de Transportes de Guarulhos têm feito um trabalho de conscientização para mostrar a importância de usar o equipamento como prevenção da propagação do coronavírus.

Desde o último dia 27, atendendo ao decreto municipal 36.811, o ingresso nos coletivos não é permitido para quem não estiver usando máscara. Nos terminais a adesão é total e durante o itinerário não embarca no coletivo pessoas que estiverem sem máscara

Para reforçar a ideia,  nos ônibus estão sendo fixados adesivos no para-brisa dianteiro com os dizeres "Embarque permitido somente com o uso de máscaras". A Guarupass, consórcio que reúne as três empresas concessionárias do município, está providenciando o material para que toda a frota esteja adesivada com a norma.

Nos táxis e transportes de passageiros por aplicativos o movimento de utilização das máscaras de proteção contra a propagação da Covid-19 já começou antes mesmo da publicação do decreto. Nessas modalidades, a adesão foi ainda mais rápida por parte de usuários e motoristas.

A Prefeitura também prossegue com o trabalho de limpeza contínua dos terminais da cidade. São utilizados caminhões-bomba de grande potência para a higienização com cloro de todos os boxes de paradas de ônibus, além dos pontos de espera dos passageiros. Já as empresas de transportes têm a obrigatoriedade de proceder à limpeza dos coletivos após cada viagem.

Fotos: Divulgação/PMG