Prefeitura entrega equipamentos de alta tecnologia no Cemeg São João

Sexta, 28 de Outubro de 2022 - 18:15

Nesta sexta-feira (28) a Prefeitura de Guarulhos inaugurou oficialmente dois equipamentos de ponta no Centro de Especialidades Médicas (Cemeg) São João. Um mamógrafo digital, que amplia o acesso ao diagnóstico do câncer de mama, aumentando as chances de cura das mulheres, e um raio-x digital que, por ser mais rápido do que uma radiografia convencional, agiliza o fluxo de atendimento. O prefeito Guti e o secretário da Saúde, Ricardo Rui, estiveram na unidade para visita técnica nesta manhã.

“Com a aquisição do mamógrafo conseguiremos atender 36 mulheres por dia e zerar a demanda reprimida até o final do primeiro semestre de 2023”, afirmou o prefeito Guti. “Esse é um grande avanço na cidade para o cuidado com a saúde da mulher, principalmente neste mês, em que a conscientização da prevenção do câncer de mama ganha destaque”, concluiu o secretário Ricardo Rui.

O sistema de mamografia digital é equipado com detector de tela plana de silício amorfo e tubo de raios-x de tungstênio, garantindo melhor resolução e maior sensibilidade para uma imagem mais precisa. Além disso, a tecnologia do equipamento bloqueia automaticamente a compressão da mama quando a  pressão atinge 200N, o que garante maior segurança e conforto durante o exame.

Já o raio-x, modelo dual DR-X com painel detector digital 4343, além da agilidade, proporciona redução da dose de radiação para o paciente, maior segurança para os técnicos que operam os aparelhos, aumento da vida útil dos equipamentos, redução de danos ao meio ambiente e economia de recursos públicos.

Além de evitar o consumo de papel, as informações levantadas em exames de radiografia digital ficam armazenadas, facilitando a criação do histórico do paciente, a comparação de imagens e o acesso aos laudos por parte do médico e do paciente, sendo possível a integração com o sistema de diagnóstico ao Prontuário Eletrônico do Paciente, e ainda para a emissão de laudos a distância (telemedicina).

O sistema integrado envolve outras nove unidades de saúde do município, como Pronto-Atendimentos (PAs), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centros de Especialidades Médicas (Cemegs) em nível ambulatorial, além do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Guarulhos.

Fotos: Ivanildo Porto / PMG