Prefeitura entrega kits de alimentação a mais de 120 mil alunos no período das férias escolares

Quinta, 11 de Janeiro de 2024 - 12:06

A Prefeitura de Guarulhos sempre primou pela oferta de alimentação adequada a todos os alunos matriculados na rede municipal. A partir deste ano ocorre a entrega de kits de alimentos em todas as 255 unidades escolares da rede própria e parceira no período de férias escolares. A ação teve início nesta quarta-feira (10) e as entregas acontecerão no decorrer desta e da próxima semana. Pais ou responsáveis podem retirar os kits de acordo com a data de entrega informada pelas unidades escolares.

Em atendimento à lei 8.240, de 2 de janeiro de 2024, a iniciativa considera a necessidade de consolidação de políticas públicas voltadas para a alimentação escolar dos alunos, oferecida em um número cada vez maior de escolas com horários ampliados e de jornada integral.

O prefeito Guti, o secretário de Educação, Alex Viterale, e a subsecretária Fábia Costa percorreram as escolas Jean Piaget, Cora Coralina e Anália Franco, onde a entrega foi realizada nesta quarta-feira. “Garantir a alimentação dos alunos durante as férias escolares é de grande importância porque isso permite que as crianças estejam permanentemente nutridas e alimentadas e que retornem às aulas no próximo mês prontas para aprender e se desenvolver ainda mais”, comentou o prefeito.

Os kits de alimentos são compostos por itens não perecíveis, como achocolatado, arroz, feijão, biscoito maisena, farinha de mandioca, molho de tomate, sardinha, macarrão, entre outros, o que demonstra grande investimento da administração municipal na alimentação oferecida aos educandos.

“A ação é uma legislação municipal, criada na gestão do prefeito Guti, que irá perdurar por todas as demais gestões. E é isso que nós pregamos, que a política pública seja posta como lei. Além disso, a Secretaria de Educação se dedica com excelência ao cardápio que é elaborado e monitorado pelos nutricionistas da nossa pasta com o objetivo de propiciar variedade e qualidade do alimento que chega às mesas das escolas”, observou Viterale.

A iniciativa dialoga ainda com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica e que tem como uma de suas premissas contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais.

As secretarias das unidades escolares funcionam normalmente em janeiro, das 8h às 17h. Já o ano letivo de 2024 tem início no dia 6 de fevereiro.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira e Gezer Amorim/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24552