Prefeitura entrega títulos de propriedade a moradores da comunidade Vila Nova Santa Cecília II

Terça, 28 de Novembro de 2023 - 11:38

Após mais de quatro décadas, 74 moradores da comunidade Vila Nova Santa Cecília II, localizada na região da Vila Galvão, receberam oficialmente o documento de seus imóveis em uma cerimônia realizada na manhã do último sábado (25) no auditório do Paço Municipal. Os moradores foram beneficiados com a concessão de direito real de uso em 1992, mas somente neste ano foram agraciados com o título de propriedade, que proporciona mais segurança jurídica sobre seus imóveis.

A moradora Creusa Gomes dos Santos aguardou por esse momento por 46 anos e relata como receber o título de propriedade foi um dos momentos mais especiais de sua vida. “Pra mim é a maior riqueza do mundo, hoje eu tenho o papel da minha casa, estou feliz. É como se eu tivesse ganhado na Tele Sena. Tiro meu chapéu para o prefeito Guti e para todo o time da (Secretaria de) Habitação”.

Railton Bispo da Silva mora na região há mais de 15 anos e afirma que passou por várias administrações em Guarulhos e somente a atual gestão teve o cuidado e a atenção de realizar essa entrega. “É motivo de muito orgulho ter esse papel em mãos”, comentou. Sua vizinha, Anatália Maria dos Santos, também celebrou a conquista. "Este é um momento mágico, singular e histórico na vida de cada um porque a luta não foi fácil".

“Hoje, assim como a dona Creusa, depois de uma espera de décadas vocês estão saindo daqui de papel passado. Ninguém mais tira a casa de vocês. Eu fico muito feliz e emocionado”, declarou o prefeito de Guarulhos, Guti, durante a cerimônia de entrega.

Desde 2017 a Prefeitura de Guarulhos já entregou aproximadamente quatro mil títulos de propriedade por meio do programa GRU Legal.

O secretário de Habitação, João Dárcio, presente na cerimônia, destacou que “esse programa representa a maior iniciativa na história da cidade para a regularização fundiária. Entregamos esses títulos às famílias com grande honra e orgulho. A casa agora pertence a vocês, o que é extremamente gratificante, pois mais famílias de Guarulhos estão realizando o sonho de ter uma casa própria, com papel passado".

Regularização fundiária em ação

A Prefeitura de Guarulhos tem realizado trabalhos de cadastro social para estudos de regularização fundiária em diversos bairros da cidade. Nesta semana as equipes irão realizar estudos de viabilidade nas regiões do Jardim Jacy e do Parque da Seringueira em parceria com o governo estadual.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24191