Prefeitura fecha 17 estabelecimentos por descumprirem decreto que impede aglomerações

Quarta, 15 de Abril de 2020 - 16:59

O trabalho da Prefeitura de Guarulhos na fiscalização, autuação e fechamento de estabelecimentos que não cumprem o decreto municipal 36.726/2020 continua intenso. Só nesta terça-feira (14) foram fiscalizados 64 estabelecimentos, sendo que 35 deles não estavam em funcionamento, 12 tinham permissão para permanecerem abertos e outros 17 foram autuados e tiveram que ser fechados.

O decreto da Prefeitura determina o fechamento de estabelecimentos que tenham atendimento ao público e que possam gerar aglomerações, colocando em risco a saúde da população, uma vez que elas podem agravar ainda mais a situação da pandemia causada pela Covid-19.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e da Polícia Militar (PM), autuaram e fecharam bares, bilhares, lanchonetes, barraca de espetinhos e até padarias que estavam atendendo clientes no balcão. Essas autuações aconteceram em pontos da Vila Aprazível, Vila Alzira, Pimentas, Parque Continental e Jardim Presidente Dutra.

Outras diligências foram realizadas em estabelecimentos do Jardim Carmela, Lavras, Vila Augusta, Jardim São João, Vila Itapegica, Jardim Tranquilidade, Cidade Soberana e Vila Galvão. Nesses locais os comércios estavam fechados em cumprimento à determinação da Prefeitura.

Aglomerações

A Guarda Civil Municipal (GCM) continua com o trabalho de orientação à população e dispersão de aglomerações, reforçando as recomendações sobre a manutenção do isolamento como forma de enfrentamento à pandemia. Desde o início da campanha a GCM já atuou em regiões da cidade como Centro, Ponte Grande, Vila Galvão, Cabuçu, Taboão, Jardim São João, Jardim Fortaleza, Bonsucesso, Pimentas e Jardim Cumbica, atendendo cerca de três mil pessoas.

Nesta terça-feira (14) agentes orientaram e dispersaram pessoas que estavam reunidas na Quadra Brahma Skate, que fica ao lado do Ginásio Bonifácio Cardoso, na Vila Tijuco. Ações como esta acontecem constantemente no Lago dos Patos, no piscinão da Vila Galvão, no complexo da Vila Carioca e em outros espaços que podem gerar aglomeração de pessoas.

Como denunciar

Estabelecimentos que não estão acatando as determinações da Prefeitura de Guarulhos sobre a suspensão das atividades devem ser denunciados pelo número 153, da GCM, ou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) pelos telefones 2453-6700 / 6701 / 6705. As denúncias sobre aglomerações podem ser feitas pela Central de Atendimento da GCM (153 ou 2475-9444).

Fotos: Divulgação/PMG