Prefeitura inicia a construção de 6,6 mil sepulturas verticais em dois cemitérios municipais

Quinta, 14 de Março de 2024 - 18:00

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (11) a construção de 6,6 mil sepulturas verticais nos cemitérios municipais Necrópole do Campo Santo, conhecido como Vila Rio, e Nossa Senhora de Bonsucesso. O objetivo da obra coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos é ampliar a capacidade de atendimento à demanda pelo serviço, otimizando a utilização dos espaços.
A maior parte dos novos lóculos será construída no cemitério da Vila Rio, que receberá um total 4.320 sepulturas, sedo 48 delas em tamanho especial. As unidades estão sendo construídas sobre lajes dispostas em uma área de cerca de 3 mil m². Já o cemitério em Bonsucesso receberá 2.301 sepulturas verticais, divididas em pouco mais de mil m², sendo 33 em tamanho especial.
Os gavetários estão sendo construídos com peças pré-moldadas em concreto desenvolvidas especificamente para esse fim e que se encaixam formando lóculos sobrepostos de montagem rápida. O projeto conta com um dispositivo denominado inativador de gases, que transforma o CO² e o gás sulfídrico em gases inodoros e não contaminantes.
Além de facilitar o sepultamento, a verticalização amplia significativamente a capacidade do terreno, como explica o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli. "Se fôssemos ocupar a mesma área do cemitério da Vila Rio de Janeiro com sepulturas em terra conseguiríamos disponibilizar apenas 720 sepulturas. Com a verticalização aumentamos a capacidade de sepultamento do espaço em 500%. Em Guarulhos, assim como em outras grandes cidades, os cemitérios estão rodeados pela comunidade, sem grandes possibilidades de expansão que não seja para o vertical".
As primeiras etapas das obras serão concluídas nos meses de junho e julho na Vila Rio de Janeiro e no Bonsucesso, com a entrega de 928 e 756 sepulturas, respectivamente.

Fotos: Diego Frois/PMG