Prefeitura já atendeu 482 afegãos no aeroporto em ações de saúde

Quinta, 29 de Dezembro de 2022 - 13:10

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quinta-feira (29) a 14ª ação de prevenção à saúde dos imigrantes afegãos beneficiados pelo visto humanitário brasileiro, que diariamente chegam ao Aeroporto Internacional e solicitam acolhimento. Até o momento já foram atendidas 482 pessoas. O objetivo da Secretaria da Saúde é prevenir o risco de doenças emergentes e reemergentes, entre elas a poliomielite, o sarampo e a covid-19.

As ações de saúde a favor dos refugiados afegãos acontecem desde o mês de agosto com foco principalmente na vacinação com os seguintes imunizantes: VIP (vacina injetável contra a poliomielite), SCR (vacina contra sarampo, caxumba e rubéola) e vacina contra a covid-19. Também foram coletadas amostras de fezes de menores de 21 anos para pesquisa de poliovírus, uma vez que o Afeganistão é uma área endêmica para poliomielite (paralisia infantil).

Por fim, são feitas avaliações médicas para grupos prioritários, como gestantes, crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Em caso de necessidade, medicamentos também são distribuídos.

Fotos: Divulgação/PMG