Prefeitura leva informações sobre saúde para vice-diretores da Educação Infantil e do Fundamental 1

Sexta, 24 de Novembro de 2023 - 18:00

Nesta sexta-feira (24), no anfiteatro da Secretaria da Educação, um marco importante foi atingido para a classe educacional de Guarulhos. As pastas da Saúde e de Educação uniram forças para levar conhecimentos cruciais sobre saúde para vice-diretores da Educação Infantil e do Fundamental 1 de escolas municipais.

O encontro foi marcado por uma abordagem abrangente com foco em seis áreas fundamentais para a saúde e o bem-estar das crianças, como doenças respiratórias, causas comuns na infância, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tratamento de escabiose, prevenção e tratamento de pediculose e fluxos de atendimento da atenção primária à saúde.

As palestras ministradas destacaram a importância de compreender e enfrentar doenças como meningite, sarampo e mão-pé-boca, que frequentemente afetam crianças na idade escolar. A disseminação de informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos foi um dos pontos importantes de participação.

Além disso, foram discutidas causas comuns na infância, incluindo situações como sangramento nasal, febre e engasgamento, que visam a capacitar os profissionais da educação a identificar e lidar com essas ocorrências de forma adequada e ágil.

Outro ponto abordado foi a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens. A conscientização sobre métodos preventivos, a importância do diálogo e a criação de um ambiente seguro para o esclarecimento de dúvidas foram enfatizadas para promover a saúde integral dos alunos.

Os profissionais de saúde ainda compartilharam informações sobre os fluxos de atendimento na atenção primária à saúde, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente nos alunos.

Outras questões que podem ser consideradas mais delicadas e por vezes estigmatizadas, como a escabiose, mais conhecida como sarna, e a pediculose, causada por piolhos, também foram abordadas.

O encontro representa um passo significativo na colaboração entre as secretarias de Saúde e Educação, reforçando o compromisso em proporcionar um ambiente escolar saudável e seguro para o desenvolvimento pleno das crianças e jovens de Guarulhos.

Fotos: Divulgação/PMG