Prefeitura leva oficina de práticas inclusivas a empresa no Jardim Aracília

Terça, 19 de Março de 2024 - 15:22

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na última quinta-feira (14) a oficina do projeto Vivência – Conhecer para Acolher para 35 funcionários da empresa Modine do Brasil, localizada no Jardim Aracília. A iniciativa da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão visa a orientar e sensibilizar o público sobre práticas inclusivas que devem ser adotadas para o acolhimento da pessoa com deficiência e o combate ao capacitismo.

"É inspirador ver empresas como a Modine do Brasil liderando pelo exemplo, não apenas reconhecendo a necessidade de inclusão, mas ativamente promovendo a conscientização e a educação em torno dela. Este projeto não apenas beneficia os funcionários e a comunidade empresarial, mas também serve como modelo para outras organizações seguirem”, disse a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

A atividade fez parte da Semana da Diversidade e Inclusão da empresa, cujo tema neste ano foi voltado especificamente à deficiência auditiva. “Os objetivos são despertar novas ações e atitudes coletivas ou individuais, gerando empatia e respeito, conhecer a realidade das pessoas com deficiência auditiva e reforçar nossos valores como corporação”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Daniela Ferraresi.

Márcia Lopes, que é responsável pelo acolhimento na Central de Intermediação em Libras da subsecretaria, ministrou a palestra Libras – Acolhimento e Verdadeira Inclusão. “Fiquei feliz quando percebi que muitos colaboradores sabem alguns sinais em Libras para se comunicar com os surdos que trabalham na empresa. Além disso, me emocionei quando soube que um colega de trabalho teve a sensibilidade de adaptar os jogos de videogame para que um amigo surdo pudesse participar ativamente e se divertir, sem que causasse prejuízo algum aos seus momentos de lazer no fim de semana”, contou a servidora.

Central de Libras

A Central de Intermediação em Libras realiza atendimentos aos surdos auxiliando no acesso aos serviços públicos da cidade nas modalidades presencial, in loco por agendamentos e também por videochamada pelo telefone (11) 99957-5854. Este telefone é de uso exclusivo para esse serviço da subsecretaria, que se localiza na rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo.

Imagens: Divulgação/PMG