Prefeitura leva projeto de conscientização sobre depressão e suicídio a escola no Gopoúva

Quarta, 07 de Junho de 2023 - 14:00

Com o objetivo de sensibilizar, alertar, prevenir e conscientizar adolescentes sobre depressão e suicídio, a Prefeitura de Guarulhos levou o projeto Amigo Estou Aqui à E.E. Professor José Scaramelli, no Gopoúva. A ação da Subsecretaria da Juventude (SJ) contemplou 123 alunos do 9º ano e do Ensino Médio nesta segunda e terça-feira (dias 5 e 6).

Os jovens participaram de uma dinâmica com a equipe da pasta e de uma palestra conduzida em por três alunas do curso de psicologia das Faculdades Guarulhos, que esclareceram os principais sintomas e tratamentos de depressão e suicídio.

"Levamos o projeto Amigo Estou Aqui às escolas porque entendemos que elas são um ambiente de aprendizado, um espaço para fazer boas amizades e transformar a vida das pessoas. O jovem pode se apropriar das informações que recebe e passá-las à frente, impactando outras pessoas", disse o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa, que acompanhou as atividades na escola.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 800 mil pessoas tiram suas vidas por ano no mundo, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.

O projeto da Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, ocorre desde 2018 e é voltado ao público entre 15 e 29 anos. A parceria com as Faculdades Guarulhos proporciona atendimento psicológico gratuito na clínica da instituição aos jovens que desejarem o encaminhamento.

Imagens: Divulgação/PMG