Prefeitura orienta pacientes com sintomas de dengue a procurar uma UBS

Segunda, 01 de Abril de 2024 - 10:41

A Secretaria da Saúde de Guarulhos orienta os munícipes que todos os serviços de saúde da cidade estão preparados para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue, e esclarece que os pacientes com sintomas leves devem procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) quando apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo.
No primeiro indício desses sintomas é necessário procurar a UBS mais próxima, pois elas são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). No serviço médico é feita a classificação da gravidade, que irá guiar o tratamento e o acompanhamento. O paciente também recebe orientações sobre hidratação intensa (com soro e outros líquidos), em uma quantidade que será calculada conforme o peso corporal.
Nas situações mais graves, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.
Ao buscar atendimento na UBS os pacientes contribuem para a redução da sobrecarga nos hospitais, PAs e UPAs, que estão lotados com casos considerados leves, reservando esses serviços para os casos mais graves da doença.
Serviço
Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

PA Alvorada - avenida Santa Helena, 145 - Anexo - Vila Paraíso

PA Bonsucesso - rua Catharina Mariana de Jesus, 85 - Bonsucesso