Prefeitura orienta servidores do HGG sobre direitos da pessoa com deficiência

Segunda, 23 de Outubro de 2023 - 17:35

Funcionários do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), entre pessoas com e sem deficiência, participaram nesta segunda-feira (23) de uma palestra sobre os direitos das pessoas com deficiência e os serviços oferecidos pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, no auditório do HGG.

A ação da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Comitê Local de Diversidade e Inclusão do HGG, administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), contou também com a apresentação do coral de cegos do Instituto Louvart Convidas.

O tema foi apresentado pela educadora de mobilidade da SAI, Fernanda Oliveira, e pelo do servidor da pasta, Luis Eduardo Próspero, que é cego e tem limitação motora. A dupla apresentou dados demográficos e personalidades nacionais e internacionais com deficiência e que se destacaram como o ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt, cadeirante em razão da poliomielite, o empresário Elon Musk, que tem Síndrome de Asperger (condição que faz parte do Transtorno do Espectro Autista), o campeão paralímpico de natação, Daniel Dias, entre outras.

“Atividades inclusivas no ambiente de trabalho desempenham um papel fundamental na promoção de uma cultura de diversidade e igualdade. Elas não apenas garantem que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham a oportunidade de contribuir plenamente, mas também poder melhorar a produtividade, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e harmonioso para todos,” afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

Inclusão

O objetivo, segundo a analista de gestão de pessoas do HGG e membro do comitê, Agatha Vitória Oliveira de França, é buscar um ambiente mais inclusivo já que o hospital possui cerca de 80 colaboradores com deficiência. “Algumas pessoas não aceitam a deficiência que têm e vemos o bloqueio delas em participar de eventos. Queremos quebrar esse paradigma e fazer com que se sintam acolhidas e inclusas. Nesse sentido, a palestra é importante para ampliar o conhecimento sobre direitos e o que a cidade oferece às pessoas com deficiência”, disse a analista.

A representante do Comitê explicou ainda que o evento aconteceu em alusão a quatro datas celebradas nos últimos meses: Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), Dia Internacional da Pessoa Surda (30 de setembro), Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (11 de outubro) e Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

Fotos: Márcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/23872