Prefeitura participa de discussão sobre fabricação digital em encontro nacional de Fab Labs

Terça, 03 de Outubro de 2023 - 11:51

O Laboratório de Criatividade e Inovações em Políticas Públicas da Secretaria de Gestão de Guarulhos (Esap-Lab) participou na última sexta-feira (29) do 5° Encontro Nacional dos Fab Labs no Centro Cultural Vila Itororó, em São Paulo, no qual foram discutidos aspectos de inovação e fabricação digital. Promovido pela Rede Fab Lab Brasil e pelo Instituto Fab Lab Brasil, neste ano o evento contou com o apoio da Rede Fab Livre SP, da Prefeitura paulistana, e foi realizado de forma presencial e também online.

A participação do Esap-Lab aconteceu no painel sobre educação maker, do qual o participaram o seu coordenador, Alex Garcia, o diretor do Fab Lab Livre SP, Raphael Rossato, e a representante do Fab Lab Castanheiras, Gabriella Matarazzo, do município de Santana de Parnaíba (SP).

A título de informação, a aprendizagem maker é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como principal característica promover o protagonismo dos estudantes ao longo de seu desenvolvimento educacional. Esse processo é ancorado por quatro pilares: criatividade para inventar, transformar e modificar coisas; colaboração e troca de ideias.

"Os laboratórios makers ou os Fab Labs precisam aparecer no currículo escolar e fazer sentido para o professor em sua atividade pedagógica”, destacou Garcia. Junto com outros participantes da mesa, ele também ressaltou as necessidades de adaptações físicas dos espaços makers para o uso dos estudantes e para a divulgação tecnológica.

Fotos: Divulgação/PMG