Prefeitura promove 1° encontro de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da rede pública municipal

Quinta, 13 de Outubro de 2022 - 17:33

Para celebrar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, 13 de outubro, a Prefeitura de Guarulhos promoveu o primeiro encontro das categorias no campus Centro da Universidade Guarulhos (UNG). O objetivo do evento realizado na última quinta-feira (13), além de homenagear ambas as categorias, foi proporcionar reflexão sobre as carreiras e cuidados com a saúde desses profissionais essenciais na recuperação e na conservação da capacidade física e mental dos pacientes.

A programação teve início com a palestra do fisioterapeuta Rafael Martins, membro do Comitê Olímpico do Brasil e proprietário da clínica Stabilitá, referência em fisioterapia esportiva em Guarulhos. Rafael falou sobre sua experiência e história de vida com a fisioterapia e convidou os profissionais a refletirem sobre o rumo de suas carreiras.

Em seguida, a psicanalista Silmara Soeiro conduziu os participantes a um momento de relaxamento e meditação, além de apresentar os benefícios das terapias integrativas na prática diária dos profissionais.

O evento também contou com palestra do professor e coordenador do curso de fisioterapia da UNG, Rodrigo de Paula, que apresentou as estratégias utilizadas pela osteopatia no raciocínio clínico do profissional, e do professor e coordenador do curso de Educação Física da UNG, Vinicius Hirota, que abordou os benefícios da prática de atividade física e o olhar dos profissionais para a qualidade de vida.

Cerca de 30 profissionais participaram do encontro, que ofereceu coffee break com apoio da padaria D'Ville, sorteios de brindes, cestas e vouchers para diferentes experiências e apresentação musical do violeiro Nascimento.

Marcaram presença a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde (DAIS), Amanda Loos Agra Takada, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Zélia Brito de Sousa.