Prefeitura promove ação educativa sobre a Lei Seca em bares da região central

Terça, 23 de Maio de 2023 - 16:07

Mais de 300 pessoas, em sua maioria jovens, foram abordadas por agentes e educadores da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos na última sexta-feira (19) em bares localizados na região central, em mais uma ação educativa da operação Lei Seca – Tolerância Zero. A atividade, que integra o calendário do Maio Amarelo, teve por objetivo orientar sobre a importância de não conduzir veículos após a ingestão de bebida alcoólica.

 

Durante a ação, que ocorreu em bares localizados na rua Tapajós e em frente à Universidade Guarulhos, os agentes e educadores de trânsito fizeram a demonstração de como funciona o bafômetro, aparelho utilizado em blitze fiscalizadoras da Lei Seca que tem por objetivo aferir a quantidade de álcool no sangue. Os abordados receberam ainda um panfleto com orientações voltadas à segurança viária e um lixo para o carro.

 

“É por meio de ações educativas como essa que temos a oportunidade de incutir na cabeça dos jovens que álcool e volante não combinam e que eles precisam dar valor à vida. Aproveitamos para tirar diversas dúvidas da juventude, como a de que o bafômetro vai comprometer o motorista por ele ter consumido um bombom com licor, o que não é verdade”, disse Rodrigo Mafra, chefe de fiscalização de trânsito da STMU.

 

Até o dia 31, como parte das ações da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização voltado à redução de acidentes, os agentes e educadores de trânsito da STMU realizarão intervenções em ruas e avenidas da cidade sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros.

 

Fotos: Divulgação/PMG