Prefeitura promove capacitação de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais

Quarta, 31 de Agosto de 2022 - 16:01

Nesta terça-feira (30) a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, promoveu uma capacitação profissional para testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Ao todo 19 pessoas, entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros e nutricionistas de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e serviços especializados, participaram da iniciativa.

A atividade faz parte da meta de ampliar os serviços que possuem profissionais capacitados para favorecer o diagnóstico precoce e a captação de casos positivos para essas doenças a fim de realizar o encaminhamento em tempo oportuno para tratamento, quebrar as cadeias de transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas. O procedimento de testagem consiste em uma simples picada no dedo e o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.

Além da formação desta terça-feira, estão previstas mais três turmas até o final do ano, com a previsão de serem capacitados 120 profissionais em 2022.

Fotos: Divulgação/PMG