Prefeitura promove formação sobre o atendimento à pessoa com deficiência no transporte público

Terça, 02 de Janeiro de 2024 - 16:07

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, realizou no período de 26 a 29 de dezembro encontros formativos para 100 condutores do transporte público da Viação Campo dos Ouros, na sede da empresa no Jardim Bela Vista. O objetivo foi proporcionar outra visão para o atendimento de pessoas com deficiência no transporte coletivo, auxiliando a encontrar soluções para situações vivenciadas.

Divididos em duas turmas em cada um dos dias, os participantes receberam informações sobre condutas para a segurança do passageiro com deficiência e para evitar acidentes no embarque e desembarque, a importância dos assentos reservados e da comunicação adequada para a excelência no atendimento, entre outros assuntos.

A recente legislação do transporte de ônibus urbano em relação à pessoa com deficiência foi apresentada e debatida com os condutores como, por exemplo, a lei municipal que permite o embarque e desembarque da pessoa com deficiência fora dos pontos de parada, desde que garantida a segurança do usuário.

Durante os encontros, o aluno do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) desenvolvido pela Pasta, Diego Barreto da Silva, que é cego, falou sobre sua experiência de andar de ônibus na cidade e como o atendimento no transporte pode ser melhorado.

Imagens: Divulgação/PMG