Prefeitura promove o 9° Encontro Farmacêutico de Guarulhos

Quinta, 10 de Novembro de 2022 - 12:20

A Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu o 9° Encontro Farmacêutico com a participação de 50 profissionais da rede pública municipal, de entidades conveniadas, de residentes e de alunos da graduação em farmácia da Universidade Guarulhos (UNG). O evento, realizado nessa terça-feira (8) na Secretaria da Educação, objetivou a capacitação e a atualização profissional e de propostas para o planejamento do próximo ano.

Na ocasião Felipe Tadeu Carvalho Santos, coordenador da assistência farmacêutica da Prefeitura de São Paulo e de diversos projetos sobre o Cuidado Farmacêutico no SUS (Sistema Único de Saúde), contextualizou junto aos colegas as perspectivas e os desafios da consulta farmacêutica no SUS, em um momento de trocas promissoras para a condução do profissional farmacêutico em prol da saúde pública.

Em seguida, o psicólogo Vitor Salles levou os participantes a uma reflexão sobre a tomada de decisão na vida pessoal e profissional, sobre o que leva o indivíduo na busca de propósitos motivadores, quebrando paradigmas em dinâmicas reflexivas e descontraídas, já que o evento também ocorreu em celebração ao Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro). A abertura ficou por conta da cantora e farmacêutica Ana Carolina Ursini Frade.

A equipe do laboratório Servier também participou da programação ao discorrer sobre o cenário do diabetes, uma das principais causas de morte no Brasil. “Esse tema merece a atenção de todos os nossos profissionais para a melhoria da qualidade de vida dos usuários SUS por meio de monitoramento precoce, terapia medicamentosa, alimentar e exames laboratoriais”, destacou a coordenadora da assistência farmacêutica de Guarulhos, Giselle Bartellotti Nunes.

Além disso, Giselle informou que ao longo de 2023 os farmacêuticos da rede passarão por capacitações para a consolidação da consulta farmacêutica, conforme diretrizes do Ministério da Saúde que constam no Plano Municipal de Saúde 2022-2025 de Guarulhos. O documento está disponível no site da Prefeitura, na página da Saúde, aba Instrumentos de Gestão, e pode também ser acessado no link www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/file/arquivos/PMS%20-%202022-2025.pdf.

Fotos: Divulgação/PMG