Prefeitura promove simpósio sobre liberdade religiosa e cultura da paz no dia 31

Quarta, 24 de Maio de 2023 - 16:07

A Prefeitura de Guarulhos promove na próxima quarta-feira (31), às 19h30, o simpósio Liberdade Religiosa: Cultura de Paz – Apontamentos para um Futuro Melhor no auditório Abílio Baeta Neves na Fig-Unimesp (avenida São Luiz, 315, Vila Rosália). Gratuito, o evento conta com a parceria da OAB Guarulhos.

 

A liberdade religiosa e a cultura da paz são temas intimamente associados à prevenção e à resolução não violenta de conflitos, à disseminação da tolerância, à solidariedade e à partilha social com base no respeito aos direitos individuais.

 

Neste sentido, a liberdade religiosa é a estrutura fundamental cuja responsabilidade é proporcionar espaço aos diferentes credos para a expressão da consciência de cada um, tornando possível que as diferenças argumentem sem violência. A ameaça a um direito implica pôr em risco todos os demais. Os desafios em garantir uma sociedade livre, justa e igualitária são uma responsabilidade de todos que pregam a paz.

 

A incumbência do poder público junto com a sociedade civil organizada é construir soluções conjuntas que assegurem o livre exercício das crenças religiosas, preservando o sentimento religioso de cada cidadão, o que inclui a realização de debates para fomentar o diálogo entre as diversas lideranças da sociedade que atuam na promoção da cultura de paz.

 

Programação

 

A programação do simpósio inclui quatro mesas de discussão, sendo a primeira "Liberdade Religiosa como Direito Fundamental", que ficará a cargo da presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Guarulhos, a advogada Paula Moutinho. Por sua vez, o papel do Estado na garantia da liberdade religiosa será discutido na segunda mesa pela especialista em direito pela Escola Superior de Advocacia (ESA), a advogada Juliana Ogawa, que também é especialista em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Conselheira estadual da OAB, a advogada Carmem Dora de Freitas Ferreira abordará a cultura de paz em si e, por fim, o tema racismo e religião será conduzido pela professora universitária, mestre em direito e mediadora de conflitos Carleane Lopes de Souza.

 

Imagem: Divulgação/PMG