Primeiro Carna Caps de Guarulhos reúne 200 pessoas no Parque Fracalanza

Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 - 16:02

Nesta quinta-feira (22) a Prefeitura de Guarulhos reuniu cerca de 200 pessoas no primeiro Carna Caps da cidade. O evento ocorreu no Parque Júlio Fracalanza com o propósito de dar visibilidade à diversidade de culturas, raças, cores, etnias, deficiências, gêneros e sexualidades, utilizando o samba e a cultura carnavalesca como meios de resistência e facilitadores no processo de reabilitação psicossocial.

 

A ação contou com a participação ativa dos usuários dos serviços de saúde mental e dos trabalhadores da saúde do município. As fantasias, as máscaras e os adereços utilizados foram confeccionados pelos próprios usuários, ressaltando o compromisso com a criatividade e a sustentabilidade por meio da reutilização de materiais.

 

Durante o evento também houve uma oficina de confecção de máscaras e adereços, além de apresentações artísticas de expressões corporais como dança e música. A percussão foi conduzida com instrumentos alternativos que conferiram uma adaptação original e criativa para a produção de som, como latões, baldes e garrafas plásticas fornecidas por uma cooperativa de reciclagem.

 

A iniciativa, voltada para promover a socialização, a integração, a sensibilização e a abordagem de questões relacionadas à diversidade cultural e singularidades da saúde mental, contou com o apoio e a colaboração de diversos setores, incluindo as secretarias de Cultura e de Educação, bem como outros departamentos e unidades de saúde, como a Rede de Pessoa com Deficiência, o programa Ambienta Saúde, o Cempics e a Rede de Atenção Primária.

 

Fotos: Diego Frois/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24867