Programa Leia promove encontro de leitura em Guarulhos no sábado

Quinta, 23 de Novembro de 2023 - 16:39

No próximo sábado (25), das 10h30 às 12h, o programa Leia oferece encontro do projeto Universo Coletivo de Leitura no CMIL Luiz de Camões, no Gopoúva. Com encontros mensais sempre no último sábado do mês, o projeto tem como objetivos enriquecer o repertório de leituras em momentos compartilhados e fomentar o hábito para educadores. A participação é livre para maiores de 18 anos.

 

Para incentivar a formação de leitores autônomos e críticos, esta edição conta com leitura da obra A Dor de ser Ana, da autora guarulhense Luzimar Soares Bernardo, que fala do modo como a vida de uma mulher, muitas vezes, pode ser definida sem que ela tenha a menor possibilidade de intervir. Ana não teve direito a escolhas, tudo em sua vida foi decidido por outrem, mesmo as coisas mais simples. Suas privações tiveram início, possivelmente, quando do seu nascimento, todavia, acentuadas na sua época de juventude.

 

Os Encontros

 

Ao longo de 2023 os encontros priorizaram a diversidade autoral com temas sobre representatividade, obras como Torto Arado, do escritor nordestino Itamar Vieira Junior, Ideias para Adiar o Fim do Mundo, do indígena Ailton Krenak, e Amora, da escritora LGBTQIAPN+ Natalia Borges Polesso, entre outras.

 

Em 2024, a partir do mês de fevereiro, os encontros abordarão a diversidade de gêneros literários com a leitura de poemas, crônicas e diários.

 

Mais informações sobre os encontros de leitura do programa Leia podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 96720-4627, com Jociene Peixoto, e (11) 96260-4929, com Laisa Cristine, tutoras do Leia e curadoras dos encontros.

 

Serviço

O CMIL Luiz de Camões fica na rua José Maria de Oliveira Morais, 94, Gopoúva.

 

 Fotos: Camila Rhodes/PMG