Projeto Pintura em Tela potencializa desenvolvimento de alunos em Escola da Prefeitura

Segunda, 24 de Outubro de 2022 - 12:51

Espontaneidade, pensamento, imaginação, sensibilidade, percepção, interação e cognição foram alguns dos aspectos focados pela atividade realizada pelas professoras Giselle Fiori e Lucineide Lourenço no mês de setembro, com alunos da Educação Infantil da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Martins Pena, na região do bairro dos Pimentas.

Por meio do projeto semanal Pintura em Tela, a atividade com as crianças do Maternal B objetivou a utilização de diferentes materiais, suportes e procedimentos para explorar cores, texturas, superfícies e formas. “Tudo foi pensado juntamente com as crianças a partir da oportunidade de trabalharmos pintura em tela, partindo da observação de uma estampa de tecido, considerando que elas apreciam muito o trabalho com tinta”, explicou a professora Giselle.

Além de enriquecer ainda mais a capacidade expressiva das crianças, o uso de diferentes materiais como tecido, tela e tinta permitiu a elaboração de diferentes formas de expressar ideias e sentimentos no processo de construção de significados.

A professora Lucineide detalhou como a atividade aconteceu. “Disponibilizamos às crianças um tecido estampado próximo à mesa, com tintas, pincéis e telas. Mostramos o tecido para que as crianças pudessem observar atentamente, chamamos a atenção delas para os detalhes e, depois, pedimos para elas reproduzirem na tela, à sua maneira, as cores e formas que haviam observado”.

Como resultado, a coordenação pedagógica da EPG Martins Pena avaliou positivamente a elaboração da atividade com pintura. “Todos demonstraram muita liberdade e autonomia ao manusear os materiais. É muito gratificante lidar com uma equipe de docentes verdadeiramente engajada na elaboração de projetos que colocam as crianças como protagonistas da ação. O resultado disso é interação e colaboração bastante positivas entre elas”, observou a coordenadora pedagógica Fátima Santos de Jesus.

Imagens: Divulgação/PMG