Propostas de Guarulhos são destaques na 4ª Conferência Nacional da Juventude

Quarta, 20 de Dezembro de 2023 - 16:02

Um público de 1.300 delegados eleitos nas conferências municipais e estaduais de todo o país, incluindo sete jovens do Conselho Municipal da Juventude de Guarulhos, participou da 4ª Conferência Nacional da Juventude encerrada no último domingo (17) e que discutiu, ao longo de quatro dias, políticas públicas para a população com idades entre 15 e 29 anos, em Brasília. O encontro discutiu as sugestões encaminhadas pelas etapas municipais, estaduais, digitais e temáticas das conferências de todo o país, sendo que as quatro propostas de Guarulhos ganharam relevância como prioritárias nas áreas de educação e cultura.

A conselheira municipal de Juventude, Yasmim Ricciardi, defendeu a criação do Plano Nacional contra a Evasão Escolar como forma de garantir políticas de acesso e permanência estudantil em todos os níveis de ensino, incluindo a equipagem de creches nas universidades públicas para estudantes mães sem auxílio familiar.

No mesmo eixo da educação, o dirigente de Juventude, Leonardo Argollo, propôs a construção de um novo Plano Nacional de Financiamento da Educação abrangendo a ampliação e manutenção do ensino, o qual inclui o planejamento de assistência também no nível básico mediante a taxação de grandes fortunas, dividendos do petróleo e do fundo social do pré-sal.

Já na cultura, o presidente do Conselho Municipal de Juventude de Guarulhos, Lucas Felipe, defendeu o apoio financeiro para que os jovens sejam protagonistas, e propôs editais, capacitações, entre outros os recursos. A ideia é de ter uma abordagem desburocratizada e descentralizada que incluiria cotas em editais genéricos para jovens periféricos, negros, quilombolas, indígenas, assentados, acampados e de povos e comunidades tradicionais. Além disso, ele defendeu a construção e reativação dos pontos de cultura existentes e tornar isso uma política permanente, independente da gestão vigente.

Para Lucas, a 4ª Conferência Nacional de Juventude representa um marco para as juventudes brasileiras, especialmente para os jovens de Guarulhos. “O evento marca a retomada do diálogo entre o governo e as juventudes brasileiras, assim como a reconstrução da Política Nacional de Juventude”, afirmou o jovem.

Os participantes se envolveram ainda em painéis que abordaram importantes questões para a juventude brasileira como a participação internacional dos jovens na agenda 2030, experiências globais e ações locais. Além disso, os jovens contribuíram para o lançamento da campanha de mobilização da juventude durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais ações

Na oportunidade, o presidente Lula e o secretário geral da Presidência, Marcio Macedo, assinaram um decreto que restabelece o Conselho Nacional de Juventude. Na oportunidade foi assinada a portaria que institui o "Programa Estação Juventude", visando fomentar e desenvolver ações pela emancipação, promoção e garantia dos direitos dos jovens de 15 a 29 anos em todo o país. Também foi acordado um termo de cooperação com o Sebrae para fortalecer o empreendedorismo dos jovens periféricos.

Imagens: Divulgação