Refugiados afegãos são vacinados em Guarulhos ainda dentro do aeroporto

Quarta, 21 de Setembro de 2022 - 15:58

Devido ao grande fluxo de afegãos que têm chegado ao país depois da ascensão ao poder dos radicais do Talibã e em razão do visto humanitário concedido pelo governo brasileiro, a Prefeitura de Guarulhos os tem atendido no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, estabelecido no Terminal 2 do aeroporto internacional. De janeiro a agosto chegaram 447 afegãos, na primeira quinzena de setembro vieram mais 112 e neste momento há 12 cidadãos do Afeganistão no aeroporto, o que totaliza 571 oriundos daquele país.

 

Desta forma, a Secretaria da Saúde de Guarulhos, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Assistência Integral à Saúde, já promoveu ações de imunização nesse público nos dias 25 de agosto e 6 de setembro. Nesta quarta-feira (21), uma nova visita foi feita ao grupo de refugiados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pela Vigilância Epidemiológica, pela Atenção Primária à Saúde e pela Rede de Atenção aos Direitos Humanos.

 

O objetivo das ações é prevenir o risco de doenças emergentes (como a covid) e reemergentes (como é o caso do sarampo e da poliomielite). Os afegãos encaminhados para a Residência Transitória também são orientados quanto a questões de saúde, tendo acesso, além da vacinação, a avaliação médica na UBS Vila Fátima.

 

Imagem: Divulgação/PMG