Serviços da Prefeitura e do Governo Estadual atenderão a população LGBTQIAP+ no 1º Grito da Diversidade no sábado

Quinta, 09 de Novembro de 2023 - 12:18

O 1º Grito da Diversidade LGBTQIAP+ de Guarulhos, que será realizado neste sábado (11) na praça Getúlio Vargas (Centro), contará com a Tenda da Diversidade, da Prefeitura de Guarulhos, e a unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, as quais disponibilizarão diversos serviços para o segmento das 13h às 19h. Uma hora antes do início do evento serão distribuídas cem senhas para o atendimento da van Cidadania Itinerante.

A Tenda da Diversidade fará os encaminhamentos de acordo com as necessidades em geral da população LGBTQIAP+ além de promover a orientação e a preparação dos documentos para retificação de nomes, confecção de currículos, orientação e inserção em cursos de formação, bem como inclusão no Ambulatório Especializado no Processo Transexualizador (Ame Pro Trans), entre outros.

“Iremos atuar enfatizando o tripé da inclusão necessária para o resgate da dignidade humana daqueles que precisam, primando pela volta à escola, pela empregabilidade e pela saúde”, destacou a subsecretária da Diversidade de Guarulhos, Ana Marques.

O objetivo do projeto foi abordado pelo coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby. “Nosso foco é ampliar o atendimento à população LGBT+. Para a retificação de prenome para pessoas transgênero, por exemplo, a Certidão de Nascimento é um documento fundamental”, disse Calumby.

O evento contará também com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como intérpretes de Libras, audiodescrição e área reservada, barracas de alimentação, expositores, tenda solidária para arrecadar mantimentos para a população em situação de insegurança alimentar, prestação de serviços gratuitos de empregabilidade e orientação jurídica. Além disso, um trio elétrico será utilizado como palco para 17 atrações artísticas.

A ação conta com as parcerias da Subsecretaria Municipal da Diversidade, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, da Coordenação de Políticas para a Diversidade do governo estadual, do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e da Associação Marinatti.

Serviços Cidadania Itinerante

Na van Cidadania Itinerante serão disponibilizados serviços como agendamento para 2ª via do RG e CNH, emissão da 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito, 1ª e 2ª vias do CPF, emissão de título eleitoral, 2ª via de contas (água e luz), emissão da carteira de trabalho digital e de atestado de antecedentes criminais, consulta ao Serasa, registro de boletim de ocorrência, entrada no seguro-desemprego e elaboração de currículo.

Orientações sobre o Procon e a Defensoria Pública, encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da Secretaria de Justiça e Cidadania, recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa também serão oferecidas à população na unidade móvel.

Imagens: Divulgação/PMG